Museu Anita Garibaldi regulariza sistema de prevenção de incêndio

O Museu Histórico Anita Garibaldi é o único do Estado que regularizou a situação para prevenção de incêndio.

 

Após o fogo que atingiu o Museu Nacional do Brasil no Rio de Janeiro, o Ministério Público de Santa Catarina realizou uma força-tarefa e vistoriou os espaços históricos no Estado há nove meses.

 

Dos 246 museus catarinenses que integram o Cadastro Nacional de Museus foram fiscalizados 14 em diferentes regiões do estado pelo Corpo de Bombeiros.

 

Conforme o Corpo de Bombeiros, o estabelecimento que passou a estar regular é o Museu Anita Garibaldi. “Tentamos nos adequar da forma mais rápida possível, já que precisamos abrir licitação. Foram instalados extintores, luminárias de saída de emergência e treinamento dos funcionários para utilização dos equipamentos”, disse a diretora do Departamento de Museus, Francielen Meurer.

 

O Museu Histórico Anita Garibaldi está localizado na rua Raulino Horn, na praça República Juliana, no centro histórico.

 

 

Sobre o museu

 

O espaço guarda um acervo eclético, destacando-se peças de alto valor arqueólogo encontradas nos sambaquis da região, também de grupos indígenas.

 

 

Outros objetos relacionadas à formação sócio-cultural lagunense, como peças de porcelanas, utensílios domésticos e móveis podem ser visitados. Também objetos pertencentes ao Jerônimo Francisco Coelho, considerado pai da imprensa de Santa Catarina. O acervo discográfico e a gaita de Pedro Raymundo, músico popular das décadas de 50 e 60, estão no local.

 

A construção do Paço do Conselho foi iniciada em 1735, foi terminada no final do século 18, seu alicerce e paredes foram erguidos com areia, pedras e cal, oriundo dos sambaquis, onde as conchas foram trituradas e misturadas com o barro. O prédio é um dos monumentos mais antigos do sul do Brasil.

 

Serviço

 

Segundas-feiras: fechado para manutenção do acervo e das instalações

 

Terça a domingo: 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

 

Ingressos:

 

R$ 6,00 (inteira)

 

R$ 3,00 (meia)

 

Para moradores de Laguna a entrada é gratuita.

 

Fonte: G1 SC

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2019/06/27/apos-9-meses-de-forca-tarefa-em-sc-6-museus-seguem-em-processo-de-regularizacao-contra-incendios.ghtml