Requalificação da Raulino Horn para a rede subterrânea de telefonia
O cabeamento subterrâneo da rua Raulino Horn, no centro histórico não foi concluído. Nesta quinta-feira, dia 27, o engenheiro civil da Caixa Econômica Federal, Alexandre David Felisberto vistoriou os serviços, que ainda devem ser executados. Os recursos são do Governo Federal, através do Pac das Cidades Históricas.
Segundo a secretária de Planejamento, Silvania Cappua Barbosa, “a obra licitada em 2014, na gestão anterior, não estava previsto em momento algum a rede de telefonia, motivo pelo qual até hoje não foi concluída. Portanto, desde o início da nossa gestão temos trabalhado nessa documentação para conclusão. O projeto da rede de telefonia subterrânea sequer existia”, comenta Silvania, que elaborou um projeto sendo aprovado pela empresa OI, detentora do sistema.
O prefeito Mauro Candemil acompanhou a visita.
O objetivo é a reprogramação da obra do Pac Cidades Históricas para a conclusão da rede de distribuição subterrânea, com enfoque na etapa 1. Assim, tirar os postes de iluminação da rede pública e transferi-los nos cabos em pequenas galerias ao longo da rua, juntamente com a luz, internet e telefonia.
A obra envolveu a drenagem pluvial, pavimentações, paisagismo, Calçadão da rua XV de Novembro, Praça República Juliana, Praça Jerônimo Coelho (Largo do Rosário), mobiliário urbano e cabeamento subterrâneo, este último não concluído devido a rede de telefonia.
A obra foi avaliada em R$ 8.016.881,71 milhões.
Outros projetos do Pac das Cidades Históricas
Etapa final da restauração do casarão do Clube União Operária; (em andamento)
Restauração da Casa de Anita Garibaldi; (em andamento)
Restauração do sobrado da Sociedade Musical Carlos Gomes; (em andamento)
Restauração da Casa Candemil; (concluída/próxima fase é restauração dos documentos)
Restauração da antiga subestação de energia; (já foi concluída)
Restauração da Antiga Estação Ferroviária; (deverá ser licitada nas próximas semanas)
Restauração do casarão do Clube Blondin (início da obra)