Saúde alerta para vacinação contra meningite em adolescentes com idade entre 11 e 14 anos
Após o registro de casos de meningite na região, a Secretaria de Saúde do município vem informar que não há casos registrados em Laguna. A doença meningocócica é um tipo de meningite causada pela bactéria Neisseria meningitidis e pode ser transmitida pelas vias respiratórias e por gotículas e secreções do paciente, contato íntimo (residente da mesma casa, pessoas que compartilham o mesmo dormitório ou alojamento). A propagação também é facilitada em ambientes fechados e/ou sem ventilação.
A doença pode ser prevenida com vacina, disponível gratuitamente na rede municipal de saúde.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do município alerta pais e responsáveis para verificação do calendário da vacina disponível gratuitamente para adolescentes com idade entre 11 e 14 anos.
“A meningo C é uma vacina que previne esse tipo de meningite e entrou no calendário vacinal para esta faixa etária em 2017 e muitas pessoas não sabem”, disse Fernando Di Frank, na Vigilância Epidemiológica.
A vacina está disponível nos postos de saúde do município com salas de vacina.
Como se prevenir?
Há diversas formas de prevenção. Entre elas: manter os ambientes bem ventilados e, se possível, ensolarados, principalmente salas de aula, quartos, locais de trabalho e transporte coletivo; lavar as mãos frequentemente com água e sabão; manter rigorosa higiene com pratos, talheres, mamadeiras e chupetas; e evitar aglomerações.
Além disso, é de extrema importância manter a carteira de vacinação em dia. No calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização estão disponíveis:
– Vacina Pentavalente: previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite e infecções por HiB Crianças: 1ª dose (2 meses) / 2ª dose (6 meses) / 3ª dose (6 meses)
– Vacina Pneumocócica 10 valente conjugada: previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo pneumococo Crianças: 1ª dose (2 meses) / 2ª dose (4 meses) / reforço (12 meses)
– Vacina Meningocócica C conjugada: previne doença meningocócica C
Crianças: 1ª dose (3 meses) / 2ª dose (5 meses) / reforço (12 meses) Adolescentes: reforço ou dose única entre 11 e 14 anos
– a vacina BCG: previne as formas graves de tuberculose, principalmente miliar e meníngea
Casos em Santa Catarina:
Em 2019, Santa Catarina registra 21 registros da doença meningocócica, meningite causada pela bactéria Neisseria meningitidis. O número é considerado dentro do previsto para o período, e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina acompanha de perto as notificações da doença no estado.