Grupos organizados de Laguna desenvolverão projeto Paninho Amigo

A Prefeitura Municipal de Laguna (PML), através da Fundação Irmã Vera (FIV), em parceria com a empresa LALUA, realizou na tarde desta sexta-feira (28), o lançamento do projeto Paninho Amigo. O evento aconteceu no Centro Administrativo Tordesilhas e contou com a presença do coordenador da empresa e idealizador do projeto Leandro Melo Silveira.

Com mais de 18 anos de experiência, a empresa LALUA atua forte na multiplicação de artesãs empreendedoras em dezenas de municípios de Santa Catarina.

Denominado “Bordando e Pintando a Vida e Obra de Anita Garibaldi, Heroína dos Dois Mundos”, o projeto irá capacitar 35 representantes de Grupos Organizados de Mulheres e Terceira Idade do município, com técnicas para produção de artesanato utilizando a arte de bordados diversos retratando a vida e obra da mais ilustre filha de Laguna. Após, as participantes irão multiplicar o aprendizado para cerca de 600 integrantes dos seus grupos espalhados pela cidade.

Todas as multiplicadoras ganharão um kit com material de apoio composto por bolsa personalizada, tecidos 100% algodão, meadas de linha, agulhas, revistas e apostilas. Desses panos que serão transformados em artesanato, o objetivo é captar a doação voluntária de um 5 peças e repassar parte a entidades beneficentes de Laguna, além de premiar os TOP 5 de artesanato doados ao projeto. O intuito também é fomentar a participação dos grupos na Expo Clubes de Mães entre os dias 30 e 31 de agosto na cidade de Turvo/SC.

O projeto foi avaliado positivamente devido a grande aceitação por parte das participantes. Leandro trouxe alguns trabalhos desenvolvidos para demonstração.

Para a equipe da FIV, as atividades de aprendizado garantem oportunidades e geração de renda. “Com entretenimento e amizade, nossas mulheres aprendem técnicas de artesanato e também a serem solidárias”, ressaltou.

Ao todo, serão 10 aulas, com duração de 4 horas diárias, das 13h às 17h.

Cronograma das atividades:

28/06/2019: Introdução ao projeto “Lançamento”;

09/07/2019: Capacitação “Bordados diversos”;

23/07/2019: Capacitação “Qualidade e criatividade no trabalho artesanal”;

09/08/2019: Capacitação “Bordados Diversos”;

13/08/2019: Capacitação “A importância do artesanato para o turismo”;

19/08/2019: Capacitação “Bordados diversos”;

23/08/2019: Capacitação “Como calcular o custo de uma peça de artesanato”;

06/09/2019: Capacitação “Bordados diversos”;

17/09/2019: Capacitação “A importância da embalagem para o artesanato”;

01/10/2019: “Encerramento da capacitação com entrega de certificados”;

Data a definir: “Exposição de encerramento”.