Prefeito assina lei que cria o estatuto da Guarda Municipal

“O tão almejado sonho de vocês”, resumiu o prefeito Mauro Candemil ao assinar a lei complementar 0014/2019 que institui o estatuto da Guarda Municipal de Laguna (GML).

 

A sanção do estatuto foi feita no fim da tarde desta quinta-feira, 4, no gabinete do prefeito. O ato foi acompanhado pela corregedora da GML, Paula de Bona Fernandes; comandante da corporação, Saleide Duarte e pelos guardas municipais.

 

A GML tem 13 agentes e existe há 11 anos. O estatuto estabelece princípios, organização, estrutura funcional, controle, corregedoria, equipamentos, uniformes, ingresso e a carreira dos agentes.

 

A comandante da Guarda, Saleide Duarte, em nome da corporação, estendeu o agradecimento ao setor jurídico da prefeitura pela elaboração do documento, feito após análise de outras legislações semelhantes e que incluiu novas atribuições à GML. “Foi uma batalha mas, graças a Deus, essa gestão reconheceu nosso profissionalismo. É uma lei que regulamenta nossa profissão e que foi muito esperada. A partir dessa lei vamos nos disciplinar e manter a hierarquia adequada. Isso vai dar uma estrutura melhor para a instituição”, afirma Saleide.

 

Candemil, após assinar o texto, reforçou o pedido para que a GML esteja mais presente no dia-a-dia da cidade, principalmente, na fiscalização das saídas de escolas e nos Molhes. “Vamos arregaçar as mangas e trabalhar”, finalizou a comandante.