Gerência de Bem Estar Animal reforça responsabilidade em castrar animais de rua para controle populacional
A Secretaria de Pesca e Agricultura (Sepagri) informa que o município de Laguna não tem canil, pois este tipo de abrigo é permitido somente para municípios com até 15 mil habitantes. A Gerência de Bem-estar Animal da prefeitura de Laguna trabalha diariamente com recolhimento de animais errantes que passam por esterilização cirúrgica, são microchipados e após a recuperação são colocados para adoção.
“Felizmente muitos desses conseguem um lar. Contudo, há animais que não conseguem ser adotados, sendo assim, são recolhidos, esterilizados e devolvidos ao local de origem. Não há estrutura, nem abrigo para todos os animais errantes de nosso município. O que estamos garantindo é que sejam realizadas as esterilizações cirúrgicas para evitar que esses animais continuem se reproduzindo, visando o controle populacional dos mesmos, prevenindo, reduzindo e eliminando a mortalidade desnecessária e as causas de sofrimento destes animais, além da prevenção de uma série de doenças”, salienta a secretária de Pesca e Agricultura, Patrícia Paulino.
Além disso, todos esses animais que hoje vivem na rua já tiveram um lar ou são filhos desses que estão nesta situação atualmente. “Podemos oferecer auxílio com a alimentação, vacina e esterilização caso haja algum voluntário que possa ficar com esses animais”, complementa Patrícia Paulino.
Por este motivo o projeto de castração gratuita vem sendo realizada no município, pois este é um trabalho que precisa ser executado a longo prazo. Nos últimos três meses já foram castrados mais de 250 cães e gatos de rua, de famílias carentes e cuidadores/protetores de animais.