Laguna comemora seu aniversário nesta segunda-feira

Na segunda-feira, dia 29, Laguna completa 343 anos. O Governo Municipal e a Câmara de Vereadores irão entregar certificados Amigo de Laguna para entidades e personalidades do município.

O evento irá ocorrer a partir das 14h, na Praça Paulo Carneiro, em seguida terá corte do bolo e apresentação musical. Não é feriado no município.

6h – Salva de 21 tiros de canhão;

13h30min – Homenagem ao fundador da cidade Domingos de Brito Peixoto com colocação de uma corbélia junto a estátua, na praça em frente ao Cine Mussi;

14h – Início das solenidades na praça Paulo Carneiro;

Abertura com o hino de Laguna;

Assinatura dos termos de fomentos no valor de R$ 546.786,67 com os organizações da sociedade civil, que tiveram seus projetos aprovados pelo edital 001/2019 do FIA;

Entrega de certificado “Amigo de Laguna” a entidades e personalidades em reconhecimento as ações em prol do município;

Apresentação musical formada por servidores públicos municipais;

Corte do bolo e queima de fogos.

Laguna em números:

População – 45.311 (IBGE/2017)

Eleitores – 34.028 (Fonte: TRE/SC)

Área da Unidade Territorial – 336,396 Km2 (Fonte: IBGE)

Densidade demográfica 2010 (hab/km²) – 116,77

História de Laguna

Foi no ano de 1676, em 29 de julho, data de fundação de Laguna, que o bandeirante vicentista Domingos de Brito Peixoto chegou em Laguna.

Por ser devoto ao Santo Antônio, o bandeirante batizou o lugar como Santo Antônio dos Anjos de Laguna, sua primeira providencia foi a construção de uma capelinha, construída de pau a pique, mesmo local da atual igreja matriz. Poucos moradores fixaram residências na localidade neste período.

Anos mais tarde, o porto de Laguna que viria em 1839 transformar a pacata vila em cenário revolucionário. A República Rio Grandense fundada pelos farroupilhas precisa prosperar e para isso necessitava chegar até o mar. Os imperialistas controlavam os portos e rios do estado vizinho. Com apoio do italiano Giuseppe Garibaldi montaram uma manobra para surpreender os imperialistas através da lagoa Santo Antônio, entrando pela lagoa Garobapa do Sul e barra do Camacho e seguindo pelo rio Tubarão.

Entre os anos de 1748 e 1756, vieram os imigrantes açorianos, incentivados pela Coroa Portuguesa com a intenção de impulsionar as vilas litorâneas do sul do Brasil com aumento populacional. Isto provoca uma grande modificação nos usos e costumes da Vila, maior desenvolvimento da agricultura e dos moinhos de farinha de mandioca.

Os açorianos ao chegarem adaptaram-se a nova vida. Modificaram alguns de seus hábitos, entre eles os alimentares. Substituíram a farinha de trigo, base da alimentação, pela farinha de mandioca e a carne pelo peixe. O peixe era salgado para consumo ou exportação. Até o início do século XIX a economia continuou sendo de subsistência. existência do porto como fator preponderante ao desenvolvimento de Laguna.

A vila foi elevada à condição de cidade, com denominação de Laguna, por Lei Provincial n.º 239, de 15-04-1847.