Curso gratuito de olericultura orgânica é promovido na comunidade de Nova Fazenda

Nos dias 13 e 14 de agosto, foi realizado o curso de Olericultura Orgânica na comunidade da Nova Fazenda, uma parceria entre o SENAR/SC, o Sindicato Rural de Imaruí e a Prefeitura Municipal de Laguna, por meio da Fundação Irmã Vera (FIV), contemplando integrantes dos Grupos Organizados Novo Florescer (Nova Fazenda) e União dos Artistas (Campo de Fora).

Durante as 16 horas de aula, os 12 alunos conheceram na teoria e na prática desde o preparo de solo, produção de mudas, plantio, prevenção de pragas e doenças, entre outros assuntos.

Um espaço sem utilidade e muitos conhecimentos. Juntou-se tudo isso e o resultado foi a criação de uma horta no centro multiuso localizado na comunidade. Além disso, produziram mudas de beterraba, salsa, rúcula e alface em sementeira.

De acordo com o agrônomo e instrutor do curso, Thiago Vidal, o objetivo foi ensinar os participantes a produzir em pequenos espaços, melhorando assim, a alimentação no dia a dia.

“A Olericultura consiste no cultivo de hortaliças, raízes entre outros produtos, sem o uso de agrotóxicos, a nosso intenção foi proporcionar à estas pessoas, conhecimento necessário para que elas possam produzir nos quintais de casa uma pequena horta, com baixo custo e com uso de resíduos orgânicos gerados pela residência”.

Além da capacitação gratuita, os participantes receberam materiais como apostilas, crachá, caneta, bloco de anotações e pasta. A equipe da Fundação visitou o local na tarde de ontem (14).