Funcionamento da agência regional do trabalho é discutido em reunião

Em janeiro deste ano, através de medida provisória publicada pelo Governo Federal a extinção do Ministério do Trabalho. Em edição especial do “Diário Oficial da União”, detalhou a divisão dos órgãos e atribuições que eram do Ministério do Trabalho entre as diferentes pastas na estrutura do novo governo. O Ministério da Economia está comandando a pasta.

 

 

Na prática, as agências regionais do trabalho serão fechadas. Somente estarão atendendo o público, aquelas onde o Governo Municipal assuma a manutenção.

 

 

Em Laguna foi realizada uma reunião entre Governo Municipal e Superintendência do Trabalho em Santa Catarina para tratar sobre o assunto.

 

 

O município irá assinar um acordo de cooperação entre o Ministério da Economia e a prefeitura para alugar um local para a agência regional continuar atendendo os trabalhadores lagunenses. Um dos principais serviços da agência é sobre orientação e assinatura da carteira de trabalho. 

 

 

Atualmente, a agência regional está localizada na rua Raulino Horn, no centro histórico, onde são atendidos mais de 20 pessoas por dia. 

 

 

O prefeito Mauro Candemil, de acordo com o procurador do município Antônio dos Reis, salientou que pretende contribuir com a manutenção da estrutura e dos servidores em Laguna.

 

 

Participaram da reunião Clay Capistrano, da Superintendência do Trabalho em Santa Catarina; Zulamar de Medeiros, da Agência de Laguna; Cássia Gava, gerente de Criciúma; Glaisson Brava e Francisco Assis da gerência de Criciúma.