Encontro Estadual do Fórum Catarinense de Economia Solidária ocorre em Laguna

Entre os dias 20 e 21 de agosto está acontecendo o Encontro Estadual do Fórum Catarinense de Economia Solidária – FCES, na casa Pinto D’Ulissea, em Laguna. Estão presentes os representantes de diversos empreendimentos e entidades que atuam na economia solidária em Santa Catarina.

Na pauta estão sendo discutidas demandas relacionadas principalmente à efetividade do Plano Estadual de Economia Solidária e da regulamentação da Política Estadual de Economia Solidária (Lei 17.702/2019), sancionada em janeiro deste ano.

A economia solidária é um movimento social que luta pela mudança na sociedade e pela superação do modo de produção desigual, a partir dos valores da cooperação, da preservação ambiental e dos direitos humanos.

Tem como base a democratização da economia por meio da produção e reprodução da vida de forma justa, solidária, autogestionária e sustentável. Os empreendimentos de economia solidária se organizam em forma de cooperativas, associações, e também por grupos informais de produção e comercialização.

O Fórum Catarinense de Economia Solidária é instrumento do movimento da Economia Solidária em Santa Catarina e funciona enquanto espaço de articulação e diálogo entre diversos atores da economia solidária: empreendimentos econômicos solidários, entidades de apoio e fomento e também de gestores públicos. O FCES é composto por onze Fóruns Regionais de Economia Solidária distribuídos por regiões.

Os Fóruns Regionais também são espaços de articulação de processos de comercialização para os empreendimentos econômicos solidários, e mobilização para a construção de políticas públicas, cuja dinâmica e organização dependem de suas/seus participantes.

Laguna está inserida no Fórum Regional de Economia Solidária da Região do Sul Catarinense, que compreende ainda os municípios de Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão.

Em maio deste ano foi a Câmara Municipal de Laguna aprovou a Lei nº 2066 de 29 de abril de 2019, sancionada pelo prefeito Mauro Vargas Candemil que inclui no calendário municipal a Feira da Economia Solidária. A lei ainda precisa ser regulamentada, mas determina que a Feira será realizada sempre no segundo final de semana do mês de janeiro de cada ano.

Fonte:

Fabiana Oliani