Comitiva inicia as celebrações do bicentenário de Anita Garibaldi

Uma comitiva formada por pesquisadores, historiadores e autoridades da Itália esteve em Lages, com objetivo de iniciar as celebrações do bicentenário da heroína dos dois mundos, Anita Garibaldi, que ocorrerá em 2021.

 

As comemorações irão envolver os seis municípios catarinenses com presença marcante na vida da heroína: Lages, Curitibanos, Anita Garibaldi, Laguna, Tubarão e Imbituba.

 

 

A solenidade de recepção foi realizada no auditório da Fundação Cultural de Lages, com a presença do prefeito Antonio Ceron, o vice Juliano Polese e o superintendente da Fundação de Cultura de Lages, Gilberto Ronconi e o pesquisador Adílcio Cadorin. Representando a Itália, a prefeita da cidade de Verucchio, na província de Rimini, Stefania Sabba e o arqueólogo, historiador, escritor e diretor do Museu e Biblioteca Renzi, Andrea Antonioli.

 

Nesta quarta-feira, dia 28, a comitiva de italianos estará em Laguna, a partir das 9h, numa entrevista coletiva, no auditório da prefeitura de Laguna. Após, eles serão recepcionados pelo prefeito Mauro Candemil. 

 

 

Durante o encontro foi assinada pelo prefeito Antonio Ceron a carta de intenção à adesão ao projeto “Dois Mundos e Uma Rosa para Anita”, tendo como co-autor Andrea Antonioli, em parceria com o Instituto Cultural Anita Garibaldi. “Nos documentos está registrado que Anita nasceu em Laguna, mas em nossos corações ela é lageana. Estimamos a Itália, resgatamos a cultura deste país e ficamos muito felizes com esta ligação”, disse o prefeito Antonio Ceron, que arriscou se comunicar no dialeto italiano em seu discurso.

 

 

O projeto visa divulgar e promover na Itália, no Brasil, República de San Marino, no Uruguai e em diversos outros países a imagem, saga e os fatos que protagonizou Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi. A ideia é internacionalizar eventos que deverão acontecer em 2021.

 

Uma muda híbrida de uma rosa foi desenvolvida na Itália, patenteada com o nome de Anita. A rosa está no laboratório da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), para que seja clonada e disseminada com novas mudas, sendo distribuídas nos municípios que aderiram ao projeto.

 

Os municípios e instituições deverão promover os eventos que serão incluídos no calendário turístico/cultural/internacional. “Lages está aberta às oportunidades de parcerias como esta, reforçando os laços que desde os primórdios nos integram”, comenta o vice-prefeito, Juliano Polese.

 

A prefeita de Verucchio, Stefania Sabba, ressalta que enfrentar uma longa viagem valeu a pena, no sentido de construir algo bom e bonito para o turismo internacional. “Queremos juntar nossos países e comunidades. Mulheres normalmente ficam em segundo plano, mas a história de nossos países foi construída por uma heroína”, diz.

 

 

Fonte: Instituto Cultural Anita Garibaldi

Fotos: Greik Pacheco e Nathalia Lima