História, beleza e culinária de Laguna em rede nacional
“Quando fomos pesquisar sobre Santa Catarina. Laguna surgiu com inúmeras possibilidades de histórias para contar, pois buscávamos uma região de praia, de preferência no Sul e pensamos em Laguna”, descreveu Aline Almeida, da produção do quadro “Na Estrada”, apresentado por Carol Nakamura e o cozinheiro Jimmy Ogro, dentro do Programa Mais Você, da Ana Maria Braga, da Rede Globo. Foram semanas em busca de pessoas que pudessem contar e mostrar Laguna para o Brasil. “O que vale são bons personagens, que ajudam a conduzir as histórias, as culinárias e a cultura. Gostamos muito de gente”, disse.
Por trás das paisagens belíssimas do Na Estrada existe muito trabalho e pesquisa. O quadro completou seis anos em 2019.
A equipe vai passar uns dias na cidade para gravar um episódio, que vai ao ar em janeiro. Neste primeiro dia de gravação, a história de Anita Garibaldi encantou os cariocas. Atriz que interpreta a heroína no museu Casa de Anita foi a protagonista.
Depois o guia de turismo, Antônio de Oliveira, apresentou para os visitantes a igreja de Santo Antônio e suas peculariedades. “Estou contente por ter feito o meu trabalho de relatar nossa história e cultura da cidade”, disse o guia Toninho. A tradição de tomar a água da Fonte da Carioca não passou despercebido. Filmaram no local e levaram boas histórias.
Os moradores do centro histórico e pessoas que passavam pelos locais de gravações tiraram muitas fotos. O cozinheiro Jimmy, com quase dois metros de altura e tatuagens, ganhou atenção dos curiosos. A simpatia de Carol, ex-dançarina do Domingão do Faustão, hoje apresentadora e atriz, fez aumentar o número de fãs e seguidores nas suas redes sociais, por onde passou.
Na praça da República e no monumento do Tratado de Tordesilhas, o contador de histórias, Thiago Laurindo, mostrou o enredo que levou Laguna a importância na história nacional.
“Tem tanta coisa bacana da cidade para contar. A gente percebe muito mais quando vem gente de fora e escuta nossas histórias e se surpreendem. Isso que encanta e faz o nosso coração bater mais forte”, contou emocionado Laurindo.
No Mar Grosso, na tarde chuvosa, aproveitaram para gravar um prato típico na casa da Maria da Graça, a dona Gracinha. Passaram o resto do dia tomando café e ouvindo conversas.
A ideia do cozinheiro Jimmy Ogro é viajar pelo Brasil procurando receitas e ingredientes típicos para desconstruí-las e apresentá-las de novas maneiras.
Nesta semana ainda vão visitar restaurantes na Ponta da Barra. No Farol de Santa Marta vão conhecer uma família de pescadores e produzir pratos juntos.
Texto: jornalista Taís Sutero – JN 1796