Megamutirão de limpeza recolhe cerca de duas toneladas de resíduos nas praias de Laguna
Diferentes frentes do Governo Municipal se uniram neste sábado (21) numa grande ação coletiva de limpeza de praias em Laguna. Os mutirões fizeram parte do Dia Mundial de Limpeza de Praia. Coordenada pelo Instituto Ambiental Boto Flipper, a ação teve organizadores responsáveis por dez pontos da cidade.
A Secretaria de Pesca e Agricultura (Sepagri) coordenou a limpeza das docas do centro histórico, parte da comunidade do Portinho e também a região do Capim do Meio, área de marismas da Lagoa Santo Antônio dos Anjos.
Segundo a secretária da pasta, Patrícia Paulino, foi recolhida uma quantidade grande lixo, principalmente muitos itens de plástico, bitucas de cigarro, garrafas pet, entre outros. “Foi muito lixo, acredito que tenhamos coletado cerca de 500 quilos”, disse.
A ação teve apoio da Epagri, Associação de Pescadores do Magalhães e Rede de Vizinhos do Portinho.
Outra equipe, da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), fez a limpeza no trecho do Arrebentão, no Portinho.
De acordo com a presidente da Flama, Deise Cardoso, essa região tinha muitos resíduos de construção civil. “Foram cerca de 200 quilos. Iremos voltar lá para fazer um grande mutirão para limpar toda localidade”, afirmou a presidente.
A Secretaria de Obras foi responsável pela coleta e destinação final dos resíduos coletados em dez trechos de Laguna. Ao todo, foram recolhidos aproximadamente duas toneladas de resíduos nas praias do Mar Grosso, Gi, Iró, do Sol, Tereza, Molhes, Lagoa da Cigana, Centro Histórico, Lagoa do Noca e Portinho.