Emissão do comprovante de cadastramento
A Consulta Cidadão disponibiliza aos inscritos do Cadastro Único acesso a alguns dos dados cadastrais das pessoas inscritas no Cadastro, bem como de suas famílias, e possibilita a impressão do comprovante de cadastramento.
A proposta da iniciativa é que a Consulta Cidadão ajude a diminuir as filas de atendimento nos postos do Cadastro Único e Bolsa Família, já que muitas pessoas procuram o setor apenas para obter o NIS ou outros dados para utilizarem nos mais diversos programas, ao mesmo tempo em que possibilita qualificar a informação do próprio Cadastro Único, pelo olhar do maior interessado, que é o cidadão.
O benefício imediato é, portanto, múltiplo, tanto para o gestor municipal, que não precisará designar servidor apenas para prestar um serviço que agora é possível por meio do autoatendimento, como para o cidadão, que economiza tempo e dinheiro, como também para o próprio MDS, que oferece um serviço de qualidade diretamente à população.
Quem pode utilizar esse serviço?
– Cidadãos cujas famílias estão inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal;
– Órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos que necessitem verificar situações de inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal.
Quais as informações que consigo obter no comprovante?
– Os dados que podem ser gerados são:
– Datas de cadastramento e da última atualização cadastral da família e faixas de renda familiar total e per capita;
– Nome completo, data de nascimento e NIS de cada um dos integrantes da família e identificação do Responsável pela Unidade Familiar (RF);
– Relação de parentesco de cada um dos integrantes da família com o RF.
Os comprovantes gerados referem-se a informações de cerca de 45 dias anteriores à data de consulta. Essas informações são importantes caso a família queira participar de algum programa ou benefício social, ou retificar informações que eventualmente estejam equivocadas, ou verifique a necessidade de se proceder à revisão cadastral, para incluir novo membro na família ou atualizar a informação sobre renda, por exemplo.
Quais os documentos necessários para fazer a consulta?
– Nome completo
– Nome da mãe
– Data de Nascimento
– Estado e município onde foi realizada a inscrição
Qual o canal de prestação do serviço?
https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/
Quanto tempo leva?
– Ao acessar a página do Consulta Cidadão Cadastro Único e inserir as informações solicitadas, imediatamente você receberá seu comprovante de cadastramento.