Sábado é dia “D” vacinação contra o sarampo
Neste sábado (19) as unidades de saúde estarão abertas para o dia “D” de intensificação da vacina contra o sarampo.
A vacina está disponível, das 8h às 17h, nos postos de saúde do Farol de Santa Marta, Magalhães, Mar Grosso, Esperança, Campo de Fora e Cabeçuda.
A Campanha Nacional começou no dia 7 de outubro. Na primeira fase da mobilização, que vai até 25 de outubro, o público-alvo será formado por crianças entre seis meses e 4 anos, 11 meses 29 dias. Entre 18 e 30 de novembro, a dose será aplicada em adultos entre 20 e 29 anos.
A ação do Ministério da Saúde, em conjunto com estados e municípios, ocorre em função do surto da doença que atinge 19 estados brasileiros, incluindo Santa Catarina.
Casos de sarampo em Santa Catarina:
Até 29 de setembro deste ano, SC contabilizava 26 casos confirmados de sarampo (todos eles considerados importados de outros estados), além de 34 casos em investigação.
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), Maria Teresa Agostini, o Ministério da Saúde optou por dar prioridade ao público infantil para começar a campanha porque está entre os mais afetados pela doença em 2019.
— As crianças menores de cinco anos, em especial, precisam de mais atenção porque correm um risco maior de desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia, infecções no ouvido e podem até morrer em decorrência do sarampo — explica Maria Teresa.
O Dia D de vacinação das crianças será em 19 de outubro. Para a primeira fase da campanha, Santa Catarina recebeu cerca de 300 mil doses da vacina.
Adultos
A Dive/SC reforça que no caso dos jovens adultos com idade entre 20 e 29 anos é fundamental verificar a situação vacinal. O público dessa faixa etária vai poder se vacinar entre 18 e 30 de novembro. O Dia D da segunda fase será em 30 de novembro.
— Adultos nesta faixa etária precisam ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida. Caso não tenham tomado, não lembrem ou não tenham mais a carteirinha de vacinação, a recomendação é que vá até uma sala de vacina —ressalta a enfermeira Arieli Fialho, responsável pela imunização da Dive/SC.
Sobre a doença
O sarampo é uma doença viral extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros, e pode ficar até duas horas no ambiente.