Procon de Laguna orienta consumidores para comprar com segurança durante a Black Friday
Para orientar os consumidores e evitar transtornos, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Laguna elaborou dicas e uma pesquisa para que os munícipes aproveitem a Black Friday com segurança.
A orientação é que antes de adquirir uma determinada mercadoria, os consumidores devem elaborar pesquisas de preços, já que a data pode concentrar propagandas enganosas. O órgão municipal elaborou dicas para os moradores aproveitem as compras com mais tranquilidade.
O Procon realizou uma pesquisa (disponível link abaixo) em cinco lojas de eletrodomésticos de Laguna, entre os produtos: Refrigerador, máquina de lavar, fogão e ar condicionado.
Dicas do Procon para a Black Friday:
– Listar o produto que você precise ou deseja adquirir e começar a fazer pesquisas prévias, para saber o valor cobrado atualmente, tanto em lojas físicas quanto em sites. Assim, será possível estipular um limite máximo no qual a compra ainda será vantajosa na Black Friday;
– Nas compras sites, verificar se a loja tem CNPJ, se o endereço informado está correto. Erros de grafia podem indicar que a página está adulterada;
– Evitar navegar por ofertas recebidas por aplicativos como Whatsapp ou ficar alerta, porque podem ser tentativas de golpe;
– Conferir a política de troca: no caso das compras pela INTERNET, o Código do Consumidor garante o direito do arrependimento: Até sete dias depois é possível cancelar a compra, devolver produto ou pedir dinheiro de volta se o item não estiver conforme anunciado;
– Sempre pedir nota fiscal. Se houver problemas, é a nota que dá direito de ir até o Procon registrar uma reclamação;
– Procure no site informações básicas sobre o fornecedor: nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações que possibilitem o seu contato e localização;
– Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra. Dê preferência, utilize como meio de pagamento o cartão de crédito, pois caso haja algum problema é mais fácil de fazer o estorno.
Em caso de dúvidas ou reclamações procure o Procon, que está localizado no térreo do Centro Administrativo Tordesilhas, aberto das 9h às 17h.