Governo Municipal se reúne com empresários e moradores para avaliar o evento Universipraias

O Governo Municipal realizou um encontro nesta quarta-feia (20) com cerca de 80 pessoas, entre moradores, comerciantes, empresários, vereadores, órgãos públicos como Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil, associações e imprensa, para avaliar e esclarecer fatos ocorridos durante o evento Universipraias, realizado neste último final de semana.

 

” Todas as observações positivas e as críticas levantadas neste encontro, serão avaliadas de maneira que vá ao encontro dos interesses do município. Realizamos reuniões anteriores ao evento, planejamos, debatemos com as autoridades pertinentes e sabemos que alguns pontos precisam ser melhorados para os próximos eventos.” Iniciou o Prefeito Mauro Candemil.

 

De acordo com a polícia militar de Laguna, nos últimos três anos não houve registros de problemas com este evento específico na cidade. Porém, desta vez, após o excessivo uso de som alto e perturbação da ordem pública, o Batalhão de Choque precisou intervir, resultando no ferimento de cinco policiais.

 

Porém, de acordo com avaliação e análise de câmaras de segurança, a Agência de Inteligência da PM, confirmou que os ataques aos policiais e a confusão causada na Praça do Vila não foi feita por universitários.

 

“Sabendo da demanda do evento, tivemos o reforço de Policiais de Tubarão, Braço do Norte, Blumenau e Indaial. No sábado ainda contamos com o reforço do Batalhão de Choque de Florianópolis. “, disse o  Comandante da Polícia Militar, Rogerio Bartolamei, que lamentou os fatos divulgados na mídia, sobre o ataque sofrido contra a Polícia Militar  ” Os responsáveis na nossa avaliação e da Agência de Inteligência , eram na sua maioria visitantes da região que frequentam Laguna, principalmente porque usam a Praça do Vila para ouvir som e beber, somado ao fato de ser feriado nacional.

 

De acordo com a Polícia Militar o problema recorrente que ocorre na região da Praça do Vila passará a ter nova estratégia de fiscalização. “Teremos mais rigor na fiscalização e controle de som e entorpercentes na região da Praça do Villa e para minimizar os riscos, nossos equipamentos, câmeras, estão em manutenção e vão ajudar a manter a ordem pública”, revelou Bartolamei.

 

Entre as sugestões levantadas pela Polícia Militar para minimizar os problemas em eventos com grande concentração de pessoas é proibir o estacionamento em torno da praça, criação de uma lei municipal que proíba venda de garrafas de vidro nas proximidades dos eventos, mais placas de sinalização proibitivas e a criação de uma comissão de eventos .

 

Problema mecânico com bombas da rede de esgoto foi resolvido

De acordo com a Secretaria de Obras, houve um problema mecânico em uma das bombas do emissário. “Devido a demanda excessiva e para o concerto imediato seria necessário para o emissário, o que era inadequado naquele momento”, disse o prefeito Mauro Candemil.

 

 A obra da nova rede do emissário terrestre está em execução, evitará esse problema e dará mais segurança à operação de todo o Sistema de Esgotamento Sanitário do município, ao transportar o esgoto coletado na Bacia A (que abrange a praia do Mar Grosso) até a Estação de Tratamento da Vila Vitória.

 

Benefícios para a economia e a cadeia do turismo

Muitos comerciantes avaliaram positivamente o evento Universipraias por impulsionar a economia do município, gerando renda e emprego no turismo. “Eventos desse tipo movimentam as nossas empresas. Neste final de seman, chamamos um número significativo de pessoas para trabalhar, contribuindo para renda de várias famílias. Desde a primeira edição apoiamos o evento Universipraias e sabemos da organização que o evento possuí e estamos disposto em colaborar ainda mais com os próximos eventos”, afirmou a empresária Jane Vieira.

 

O Vereador Peterson Crippa solicitou mais atenção e transparência nos debates sobre os próximos eventos, de maneira que possa contribuir para o sucesso dos mesmos. Outro ponto levantado foi a situação do esgoto e do lixo. ” Precisamos aproveitar esses problemas, os erros e nos reunir para acertamos nos próximos”, salientou.

 

Alguns moradores também avaliaram o evento de forma negativa por conta do excesso de barulho dos carros de som e uso excessivo dos fogos de artificio.

 

Após ouvir todas as sugestões e críticas, os gestores do município se comprometeram a usar essas avaliações para planejar melhor os próximos eventos na cidade.