Procon dá alerta sobre a Black Friday

Para orientar os consumidores e evitar transtornos, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Laguna elaborou dicas para os munícipes aproveitem a Black Friday com segurança, nesta sexta-feira, dia 29.

 

Em caso de dúvidas ou reclamações procure o Procon, que está localizado no térreo do Centro Administrativo Tordesilhas, aberto das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia. 

 

 

Limite de gasto

 

Faça uma lista do produto ou serviço que deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços. (Existem pesquisas de preços no site da PML)

 

 

Entrega e troca

 

Observe o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.

 

 

Prazos

 

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas pela internet, o consumidor tem 7 dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. O prazo passa a contar da data da compra.

 

 

Golpes virtuais

Evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.

 

 

Compras online

Ao fazer a compra online, é importante salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido.

 

 

Atenção aos detalhes

Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, verifique se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.

 

 

Vitrines

Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista. Se vendidos a prazo, devem ser mostrados o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.

 

 

Cancelamento

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 (sete) dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra).

 

 

Informações claras

Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

 

 

ATENÇÃO:

 

Exija sempre a Nota Fiscal – em caso de reclamação ela será necessárias.

 

Não se esqueça de exigir o Termo de Garantia e Manuel de instruções.

 

Verifique se a embalagem não está violada.

 

Faça constar do contrato ou documento de compra as características do produto comprado ou requisitos do serviço contratado, bem como as todas as demais condições combinadas.