Curso gratuito de olericultura orgânica é realizado com implantação de horta comunitária na Caputera

Com intuito de ensinar os moradores da comunidade da Caputera a produzirem hortaliças sem o uso de agrotóxicos, nos próprios quintais de casa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC), o Sindicato Rural de Imaruí, em parceria com a Prefeitura Municipal de Laguna, através da Fundação Irmã Vera, promoveram, nos dias 02 e 03 de dezembro, o curso de Olericultura Orgânica.

 

“Sempre de forma muito prática, ensinamos como preparar as mudas, os canteiros, fazer o cultivo, noções de adubação e utilização de matéria orgânica para este fim”, detalha o instrutor e agrônomo, Thiago Vidal.

 

Um espaço sem utilidade e muitos conhecimentos. Juntou-se tudo isso e o resultado foi a criação de uma horta comunitária, onde os 10 participantes colocaram a mão na terra e plantaram mudas de couve-manteiga, salsinha, cebolinha, alface crespa, lisa e roxa. Além disso, produziram mudas em sementeiras e defensivo alternativo (repelente para pragas).

 

Segundo depoimentos de integrantes do Grupo de Mulheres Pérolas da Caputera, que na ocasião agradeceram a oportunidade, “o curso foi maravilhoso, todos gostaram e aprenderam bastante coisa.”

 

A equipe da Fundação esteve no local na tarde desta terça (03), acompanhando a parte prática do curso.