200 anos de Anita: Governo municipal participa de reunião da comissão estadual.
Na tarde desta quinta-feira, 5, estiveram reunidos em Florianópolis, os órgãos e entidades estaduais que integram a comissão montada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) para debater as ações referentes ao projeto ‘Dois Mundos e Uma Rosa para Anita em seu Bicentenário’. As comemorações principais vão acontecer em 2021, em quatro países. O secretário de turismo Evandro Flora e a coordenadora dos museus Francielen Meurer estiveram representando o Governo Municipal.
O encontro foi comandado pela presidente Ana Lúcia Coutinho, da FCC. Os membros da comissão discutiram a formação de uma delegação com representantes de Santa Catarina para participar na Itália de visitas e assinaturas de convênios com as cidades e órgãos (como o Governo Regional da Emilia-Romagna e o parlamento) italianos que integram o projeto.
A ideia é que o grupo participe, também, de audiência com os ministros do Turismo e Cultura da Itália e acompanhe os plantios do híbrido Rosa de Anita, símbolo das ações dos 200 anos da heroína, que vão acontecer em cidades históricas relacionadas com a história da lagunense. Um dos brotos deve ser plantado na casa onde viveu Menotti Garibaldi, filho do casal revolucionário, nascido em solo brasileiro mas criado em chão italiano. A viagem para a Itália acontece entre 2 e 10 de abril de 2020.
A FCC fixou prazos para que as cidades de Santa Catarina envolvidas apresentem seus projetos. O CulturAnita apresentou no encontro um relatório sobre as ações desenvolvidas nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná, e no vizinho país Uruguai.
A reunião foi acompanhada também pelos representantes das comissões municipais envolvidas no projeto. No estado, atualmente participam as cidades de Laguna, Imbituba, Tubarão, Lages, Curitibanos e Anita Garibaldi.
A Comissão Estadual também aprovou o logotipo oficial das comemorações. Composto de uma pintura estilizada, a marca traz Anita, segurando a bandeira da República Catarinense – estado independente criado em 1839. A logo é acompanhada pela Rosa de Anita, símbolo do bicentenário.