Representante do conselho das comunidades açorianas visita Laguna
Neste sábado, dia 7, Laguna recebeu os integrantes do Núcleo de Estudos Açorianos NEA/UFSC e o diretor regional das comunidades do Governo Regional dos Açores, de Portugal, Paulo Teves., que está percorrendo cidades do Estado com colonização açoriana.
O vice-prefeito Júlio Willemann e a presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Mirella Honorato acompanharam a comitiva e apresentaram o centro histórico para os visitantes, juntamente com o guia de turismo, Antônio de Oliveira.
Passaram pela Fonte da Carioca, praça da República Juliana e Museu Casa de Anita, onde puderam conhecer a história da heroína Anita Garibaldi, narrada por um atriz.
O português Paulo Teves está em Santa Catarina para a divulgação do Portal do Conselho da Diáspora, formado por representantes das comunidades açorianas espalhadas pelo mundo.
O Estado terá direito de eleger um representante para compor esse Conselho.
Integrantes da comitiva: o historiador. Joi Cletison Alves, representante do NEA/UFSC; Acyr Osmar de Oliveira, representante da Comissão Catarinense de Folclore; Adélio Amaro, editor de Leiria/Portugal.
O que é o conselho ?
O Conselho é uma associação sem fins lucrativos, constituída a 26 de dezembro de 2012, com o patrocínio do presidente da República, constituído seu Presidente Honorário, e do Sr. Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros como Vice-Presidente Honorário. Em 2019, foi reconhecido pelo Estado Português como Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD).
Tem como propósito estreitar as relações entre Portugal e os portugueses e luso-descendentes (residentes fora do país há mais de três anos), para que estes através do seu mérito e influência contribuam para a afirmação universal dos valores e cultura Portuguesa, bem como, para a elevação e reforço permanente da reputação do nosso país.
O principal instrumento de intervenção do Conselho da Diáspora Portuguesa é a ‘World Portuguese Network’, que envolve um conjunto alargado de Portugueses de influência em quatro áreas: Economia, Ciências, Cultura e Cidadania.