Iphan promove reuniões em comunidades para o processo de tornar os botos como patrimônio cultural imaterial nacional
Dias 11 e 12 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estará realizando debates com pescadores e comunidade processo de registro da pesca artesanal com auxílio de botos como patrimônio imaterial nacional. É uma forma de fortalecer os aspectos que envolvem a pesca artesanal e impulsionar as entidades a tomar providências de proteção ao boto e a cultura que o abrange.
Dia 11 – 9h – Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos
Dia 11 – 14h – Local Bar Israel (atracadouro da balsa ao lado da Ilha)
Dia 12 – 9h – salão paroquial de Campos Verdes
Dia 12 – 14h – Molhes da Barra
Em 2018, Laguna já recebeu pela Fundação Catarinense de Cultura, o certificado de registro da pesca artesanal com auxílio dos botos como patrimônio cultural imaterial de Santa Catarina.
Proteção aos botos
É uma forma de fortalecer os aspectos que envolvem a pesca artesanal e impulsionar as entidades a tomar providências de proteção ao boto e a cultura que o abrange.
Conforme a última estatística atualizada de 2015, a população de Botos está estimada em 53 indivíduos, que habitam o canal da Barra, na região dos Molhes, Lagoa Santo Antônio e Lagoa de Mirim, principal área de concentração dos animais.
A gastronomia, linguagem coloquial, paisagem, barco, tarrafas, redes de pesca integram a manifestação popular lagunense que é a pesca com auxílio dos botos. A intenção é tornar tudo isso em patrimônio imaterial.
No Brasil, são vários exemplos como o doce chuvisco em Campo dos Goytacazes, no Rio de Janeiro e a canoa caiçara em Paraty. Em Santa Catarina, o Berbigão do Boca, em Florianópolis. Em Blumenau, o kochkaese, um prato típico alemão, é patrimônio cultural imaterial da cidade.
Sobre a pesca artesanal
Em Laguna, os botos costumam passear pelo canal que liga a Lagoa de Santo Antônio ao mar aberto.
Os pescadores preparam suas tarrafas (uma espécie de rede circular, de mais ou menos 3 metros de diâmetro) e colocam-se à beira do canal, a pé ou de canoa, dependendo da maré. Ao perceber a presença dos humanos, os cetáceos passam a cercar os cardumes que entram e saem da Lagoa, sobretudo as tainhas, e os afugentam na direção dos pescadores. Os peixes que escapam das redes viram presa fácil e vão parar no estômago dos botos.
O que é Patrimônio Imaterial ?
A Constituição Federal de 1988, nos artigos 215 e 216, estabeleceu que o patrimônio cultural brasileiro é composto de bens de natureza material e imaterial, incluídos aí os modos de criar, fazer e viver dos grupos formadores da sociedade brasileira.
Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas