Laguna terá cessão de uso da Estação Ferroviária de Cabeçuda
O Governo Municipal adquiriu a cessão de uso gratuita por 20 anos, prorrogáveis por mais 20, da área da antiga Estação Ferroviária de Cabeçuda. A intenção é a implantação de um memorial da história da ferrovia e reativação da estação, com o intuito de receber os turistas que realizam os passeios na linha férrea.
O termo foi assinado nesta sexta-feira, 20, pelo prefeito Mauro Candemil e o diretor de Infraestrutura Ferroviária, Marcelo Almeida Pinheiro. O pedido estava sendo realizado ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito (DNIT) desde 2018.
Para o local, além do Memorial da História da Ferrovia, serão licitados dois ambientes para instalação de uma cafeteria e uma sala comercial destinada a comercialização de itens turísticos. O projeto desenvolvido pela Fundação Lagunense do Meio Ambiente, está em fase final. Após a conclusão integral será apresentado a comunidade para aprovação e execução.
A prefeitura pretende também revitalizar a Praça Aparício Martins, bem como, o sambaqui daquela região, tornando-os pontos turísticos da cidade.
O Museu Ferroviário da cidade vizinha de Tubarão, atualmente, organiza passeio turísticos nos trens marias-fumaças, onde mais de mil pessoas percorreram o trecho entre Tubarão e Laguna no início deste ano.