Construtora é notificada a realizar reparos em faixas elevadas

Após vistoria e constatação de irregularidades nas faixas elevadas construídas em frente à Escola de Educação Básica Comendador Rocha e ao supermercado Althoff , a secretária de Planejamento, Gabriela Belmiro e a Guarda Municipal estiveram reunidos com os engenheiros responsáveis pela empresa MKS nesta quinta-feira, 30 de janeiro. 

 

A empresa realizará os reparos de acordo com a resolução 738 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O rebaixamento das calçadas será realizado amanhã, dia 31, e a reparação no pavimento e pinturas na próxima semana. 

 

A atual lombada localizada na região da escola Comendador Rocha será retirada para viabilizar o trânsito no local.

 

A inspeção relatou que as duas faixas elevadas está maior que 0,15 metros, as rampas das duas faixas elevadas estão com inclinação superior a 10% ; a linha de divisão entre a rampa e a largura da plataforma não está definida, apresentando elevações e deformidades na própria rampa.

 

Nas considerações finais, a técnica da Secretaria de Planejamento Urbano, a arquiteta Claudione Fernandes de Medeiros, declarou “a faixa elevada produz insegurança aos motoristas, pedestres e ciclistas, sendo urgente as suas correções. Quanto à execução das calçadas, devem atentar para seguir as regulamentações da norma brasileira de acessibilidade (NBR 9050/2015) e do Código de Obras Municipal”.

 

As faixas foram instaladas após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), como compensação em um acordo assinado entre o Ministério Público, poder executivo e a construtora MKS, para minimizar o impacto no trânsito, provocado pelo Residencial Anita, entregue em 2018 pela empreiteira, no bairro Portinho.

 

Materiais e a mão de obra foram custeados pela empresa