Obra de restauro do Mercado Público será entregue nesta sexta, dia 31

A cidade de Laguna (SC) recebe nesta sexta-feira, 31 de janeiro, a conclusão das obras de restauro de um importante monumento que integra o Centro Histórico da cidade: o Mercado Público Municipal. Com a restauração, o bem reabre as portas e se transforma em um espaço mais dinâmico, fortalecendo a economia da cidade.

 

A entrega da obra será celebrada em cerimônia a partir das 18h, no próprio Mercado. O evento contará com a presença do presidente interino do Iphan, Robson de Almeida; do gerente de operações do Desenvolvimento Urbano, Cultura e Turismo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fabrício Brollo; da superintendente do Iphan em Santa Catarina, Liliane Nizzola; do prefeito de Laguna, Mauro Vargas; e da presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Mirella Honorato.

 

O projeto de requalificação foi contratado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, e os recursos foram viabilizados pelo BNDES por meio de convênio com a Fundação Lagunense de Cultura (Prefeitura Municipal de Laguna), totalizando R$ 5,6 milhões em investimentos. A obra foi executada pela Prefeitura Municipal de Laguna.

 

As intervenções no Mercado Público Municipal contemplaram diversos elementos estruturais, como a substituição do piso cerâmico e das telhas, a recuperação das escadas, a instalação de elevador e de instalações hidrossanitária e elétrica. Além disso, foram recuperados os boxes para venda com instalação de porta automática e foi construído um deque de madeira e uma área coberta com fechamento de vidro, prolongando a área pública do Mercado e propiciando um espaço para eventos e contemplação da lagoa Santo Antônio dos Anjos.

 

O objetivo da requalificação, que se iniciou em 2014, foi potencializar o Mercado como atrativo turístico e promover e valorizar dois aspectos de grande importância socioeconômica e cultural de Laguna: a pesca e o comércio tradicional. Com isso, abriu-se um leque de possibilidades de incremento de atividades típicas da história e da cultura lagunense, como a venda de frutos do mar, de equipamentos de pesca e artesanato, além de apresentações culturais e bares e restaurantes com pratos locais.

 

 

Novo espaço cultural

 


Inserido na poligonal do Centro Histórico de Laguna, tombado pelo Iphan em 1985, o Mercado Público guarda tradições e histórias da cidade. O edifício, construído em duas etapas, em 1958 e 1968, com linguagem arquitetônica Art Déco, foi considerado moderno para a época. O térreo foi utilizado como sede do Mercado Público e o pavimento superior recebeu a sede da Prefeitura.

 

 

Com a requalificação, o retorno do espaço reforça sua importância histórica para a cidade, que vai desde a gastronomia até o ponto de encontro e convivência da comunidade lagunense. O resultado é a reabilitação de um marco para a história de Laguna e da comunidade.

 

 

Aberto ao público

 

 

A presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Mirella Honoratto, explica que o espaço histórico estará aberto a visitação de terça a sábado, a partir do dia 1º de fevereiro.

 

 

Todos os sábados terá feira de artesanato regional com apresentações culturais.

 

 

Neste primeiro momento, os espaços comerciais não estarão ocupados. O edital de concessão dos 24 boxes será divulgado no próximo mês.

 

 

 

Serviço:


Cerimônia de entrega do Mercado Público Municipal de Laguna


Data: 31 de janeiro de 2020, às 18h

 

 

Fonte: Comunicação Iphan/SC