Pré-carnaval marca o início da folia lagunense

Primeiros batuques dos tambores e o puxador do samba anunciando que a folia iria começar, uma multidão aguardava as apresentações das cinco escolas de Laguna. Pisando na avenida do Mar Grosso, mais uma vez os componentes levaram a tradição lagunense anunciando que já é carnaval em Laguna. A festa começou às 22h do sábado, dia 1, e encerrou nas primeiras horas de domingo.

 

 

Na sexta-feira, dia 31, com a presença do rei Momo e da rainha do carnaval, o pré-carnaval ocorreu no centro histórico e segue, até o dia 15, quando retorna para o Mar Grosso. 

 

 

O prefeito Mauro Candemil salientou que o Governo Municipal “não mediu esforços para realizar  o pré-carnaval”, disse ele apontando os desfiles no Mar Grosso como um atrativo turístico.  

 

 

 

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesla) espera um  público de 45 mil pessoas em todas as apresentações. 

 

 

São cinco escolas associadas: a Vila Isabel, com 61 anos de fundação, do bairro Morro da Glória; Brinca quem Pode, 72 anos da comunidade do Progresso; Mocidade Independente, 39 anos do Progresso; Xavante, 73 anos, sede no bairro Magalhães e os Democratas, 61 anos, do Campo de Fora.

 

 

Recursos de R$ 270 mil, provenientes do Governo Municipal.

 

 

“Nós estamos de parabéns. O que importa é ver a alegria do povo assistindo e dizendo: isso não pode acabar, é maravilhoso”,  disse a presidente da Escola de Samba Democrata, Claúdia Netto Lopes, que trouxe para a avenida o enredo “A cidade do já teve”, numa crítica aos pessimistas, samba de autoria de Marcus Paulino.

 

 

A Brinca quem Pode fez homenagens para a festa nordestina de Campinha Grande.

 

 

A Mocidade levou o Planeta Água, com a comissão de frente com personagens marinhos e performance de dançarinos.

 

 

A Vila Isabel lembrou um antigo samba da escola “Dandara: Maria Bonita”, com a bateria performática com toques de funk.

 

 

A Xavante quis apresentar sua origem indígena com o “Sou guerreiro Okê Aio”, levou junto com a bateria um batuque, um ogam.

 

 

As entidades carnavalescas foram para a avenida com o grupo musical, mestre de bateria, contramestre, mestre-sala e porta bandeira, comissão de frente, rainha da bateria e passistas.

 

 

A aposentada Maria Conceição, 67 anos, de Orleans, sempre gostou de carnaval, mas para ela “assistir a bateria de uma escola de samba bem pertinho, é maravilhoso”, descreveu ela, após descer do edifício onde veraneia e cair na folia

 

 

Segundo a presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Mirela Honoratto, são mais de 100 anos de tradição de carnaval em Laguna, uma das atividades culturais mais importante da cidade.

 

 

Programação – desfiles começam 22h

 

 

7 de fevereiro, sexta-feira (centro histórioco – rua Jerônimo Coelho)

Xavante, Vila Isabel e Brinca Quem Pode

 

 

8 de fevereiro, sábado

Brinca Quem Pode, Mocidade Independente e Xavante

 

 

9 de fevereiro, domingo

Mocidade Independente e Democratas

 

 

13 de fevereiro, quinta-feira

Brinca Quem Pode e Mocidade Independente

 

 

14 de fevereiro, sexta-feira

Democratas, Xavante e Vila Isabel

 

 

15 de fevereiro, sábado (Mar Grosso)

Brinca Quem Pode, Xavante Independente, Mocidade, Democratas e Vila Isabel