Acesso norte de 5,3 km de asfalto

Os trabalhos de terraplenagem e cercamento da área onde irá  passar o acesso norte devem iniciar nas próximos dias. As máquinas já estão na comunidade e o canteiro de obras começou a ser erguido pela empresa.

 

 

Nesta segunda-feira, dia 17, às 19h15min, deve ser assinada a ordem de serviço entre Governo Municipal e a empresa vencedora da licitação, no salão paroquial São Judas Tadeu.



 

A obra terá o valor R$ 6.132.030,89 (seis milhões cento e trinta e dois mil, trinta reais e oitenta e nove centavos). A empresa Qualidade Construções, de Palhoça, foi a vencedora  da construção do acesso norte, na região da Barbacena.  A obra terá o financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).



 

O prefeito Mauro Candemil salienta que a obra será um ato significativo para o desenvolvimento de Laguna, principalmente, da região norte do município.



 

Serão 5,3 quilômetros de asfalto passando pela comunidade de Barbacena, região que teve seu início a descoberta do carvão no século 18 e o escoamento do mesmo. Na localidade havia uma estação para embarque de passageiros e abastecimento de água no trem a vapor.



 

O acesso norte vai beneficiar mais de 400 famílias, da Barbacena, São Judas Tadeu e a popular rua da Granja.



 

O asfalto irá passar pela rua da Granja, a Arno Gruner, seguindo para a BR-101, percorrendo o trajeto da antiga estrada, fazendo com que o trânsito não seja descolocado para dentro da comunidade da Barbacena, para segurança dos moradores. A via irá contornar a área de fora do bairro. 



 

Projeto



 

Foi elaborado pela Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado em 2018.

 

 


Contempla, além do asfalto, drenagem, sinalização e calçada.

 

 

A obra é aguardada por moradores da região, uma vez que servirá de segunda rota de saída do município (principal via para o sentido norte da BR-101), aliviando o fluxo de veículos, que hoje, se concentra na Avenida Calistrato Müller Salles, nos bairros Portinho e Progresso (acesso sul).

 

 


O Governo Municipal,  com intuito de evitar muitos gastos com a implantação e indenizações comdesapropriações, o que poderia atrasar o início dos trabalhos e tornar a obra inviável economicamente, lançou-se o traçado sobre o já existente.

 

 

 

Nome do bairro

 

 


The Donna Thereza Christina Railway Company Limited (EFDTC) foi uma ferrovia construída por ingleses no sul de Santa Catarina, entre os anos de 1880 e 1884, especialmente para transportar carvão mineral, extraído inicialmente da região de Lauro Müller.

 

 


Em 1860, o Visconde de Barbacena contratou James Johnson, profissional de mineração, para fazer um amplo estudo sobre as minas catarinenses.

 

 

Os estudos seguiram até o ano de 1862 e, neste intervalo, o governo imperial concedeu a Barbacena, por meio do Decreto n° 2.737, de 6 de fevereiro de 1861, o direito de lavrar as minas de carvão de pedra nas margens do Passa Dois, distrito de Laguna, parte de onde está localizado o bairro e irá passar o acesso norte.

 

 

A ideia era construir uma ferrovia que tomasse a seu cargo o transporte do carvão de Santa Catarina, aos portos de embarque de Imbituba e de Laguna.



O que foi concretizado décadas depois. Hoje a estrada de ferro passa pelo bairro.