Máquinas já estão nivelando o traçado do acesso norte. Topografia começou.
Os moradores da região da Barbacena já presenciaram na manhã desta terça-feira, dia 18, as máquinas nivelando o traçado do acesso norte, enquanto uma equipe de técnicos realizava a topografia, medição da área onde irá passar os 5,3 km de asfalto.
Na segunda-feira, dia 17, foi assinada a ordem de serviço. A obra terá o valor R$ 6.132.030,89 (seis milhões cento e trinta e dois mil, trinta reais e oitenta e nove centavos). A empresa Qualidade Construções, de Palhoça, foi a vencedora da construção do acesso norte, na região da Barbacena. A construção terá o financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
A microempresária Astrid Ziegler está esperançosa. “Com o asfalto vou poder abrir um espaço para vender meu artesanato. Os clientes irão chegar com mais facilidade, vamos ter mais visibilidade”, disse durante a solenidade.
Silvete Regina Koscrewic, agricultora, vende milhares de hortaliças por mês, mora na Barbacena há 27 anos. O asfalto irá melhorar o escoamento da produção e o transporte público, pois ônibus e vans escolares costumam modificar a rota devido a lama nos dias de chuva. “Espero que tudo corra bem”, comentou sobre o andamento da obra.
A expectativa é encerrar as obras em seis meses.
O prefeito Mauro Candemil salienta que a obra será um ato significativo para o desenvolvimento de Laguna, principalmente, da região norte do município. “Foram três anos e meio de muita luta”, apontou.
O acesso norte vai beneficiar mais de 400 famílias, da Barbacena, São Judas Tadeu e a popular rua da Granja.
O asfalto irá passar pela rua da Granja, a Arno Gruner, seguindo para a BR-101, percorrendo o trajeto da antiga estrada, fazendo com que o trânsito não seja descolocado para dentro da comunidade da Barbacena, para segurança dos moradores. A via irá contornar a área de fora do bairro.
Projeto
Foi elaborado pela Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado em 2018.
Contempla, além do asfalto, drenagem e sinalização.
A obra é aguardada por moradores da região, uma vez que servirá de segunda rota de saída do município (principal via para o sentido norte da BR-101), aliviando o fluxo de veículos, que hoje, se concentra na Avenida Calistrato Müller Salles, nos bairros Portinho e Progresso (acesso sul).
O Governo Municipal, com intuito de evitar muitos gastos com a implantação e indenizações com desapropriações, o que poderia atrasar o início dos trabalhos e tornar a obra inviável economicamente, lançou-se o traçado sobre o já existente.