Pescadores recebem projeto de rancho de pesca coletivo na Praia do Cardoso
A Secretaria de Pesca e Agricultura entregou hoje (02) o memorial descritivo e orçamentário do rancho de pesca coletivo da Praia do Cardoso, resultado de uma parceria com a Amurel, responsável pelo projeto da edificação do rancho.
“Agora acredito que próximo passo será o licenciamento e ir captar recursos para construção”, disse a secretária de Pesca, Patrícia Paulino.
Como será o rancho?
A planta do centro de embarcações tem área de 1.680m² em madeira, com sistema de captação de água da chuva, placas fotovoltaicas, biodigestor e será construído próximo ao deck da praia do Cardoso com moldes dos antigos barracões de pesca .
Com aprovação da UAPI, o próximo passo será apresentar o projeto aos órgãos envolvidos – SPU, MPF, APABF, FLAMA e IPHAN para anuência.
Entenda o Caso:
Em junho de 2015, a Polícia Ambiental emitiu um auto de infração devido a irregularidade no lado norte da Praia do Cardoso. Pequenos galpões, popular rancho, tinham sido erguidos para abrigar embarcações de 22 pescadores, em área de preservação ambiental e arqueológica ocasionando a infração.
Segundo o documento, o local estava em área de sambaqui, antigos locais de armazenamento de conchas de homens pré-históricos há 5 mil anos. Os representantes dos pescadores afirmaram que não sabiam da ilegalidade. As construções foram retiradas e os pescadores, junto com o poder público, iniciaram as negociações para uma solução: a construção de um galpão coletivo.