Udesc mantém suspensão do expediente presencial e das atividades acadêmicas

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) informa que as atividades acadêmicas presenciais e a distância da instituição, assim como o expediente dos centros de ensino e da Reitoria, seguirão suspensas em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Nesta terça-feira, 7, o Governo do Estado decretou que a quarentena em todo o território catarinense continuará por mais cinco dias, a partir de 8 de abril.

Com isso, o expediente presencial na Udesc seguirá suspenso até essa data pelo menos, com priorização do teletrabalho pelos servidores. Já as aulas permanecerão suspensas por, pelo menos, 30 dias, com contagem a partir de 17 de março.

Simultaneamente, a Udesc está trabalhando em ações de combate à doença em todas as regiões de Santa Catarina. São projetos envolvendo alunos, professores e técnicos.

A universidade também suspendeu os prazos de quase todos os editais vigentes nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A medida atingiu também o edital e as inscrições do Vestibular de Inverno 2020 da Udesc.

A Udesc liberou o acesso de mais de 20 aplicativos do pacote Office 365 a estudantes, técnicos e professores para facilitar a comunicação entre os integrantes da comunidade acadêmica nesse período.

Reposição de aulas

Foi criado um grupo de trabalho pela atual gestão e pela próxima gestão, que tomará posse nesta quarta-feira, 8, para estudar e avaliar as possibilidades de reposição das aulas na graduação e na pós-graduação.

Isso inclui um estudo para verificar como a utilização da modalidade EAD pode ou não contribuir nesse processo nos cursos presenciais, diante de possíveis ajustes que deverão ocorrer no calendário acadêmico.

O grupo é presidido pelo professor Nério Amboni, futuro pró-reitor de Ensino, e tem como vice-presidente a professora Letícia Sequinato, futura pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

Mudanças em ensino, pesquisa e extensão

Confira algumas das mudanças no funcionamento da universidade:

• Atendimento nos centros: todos os prazos serão adequados para evitar prejuízos;
  • Os editais de transferência interna e externa estão suspensos por prazo indeterminado;
  • Bolsas: os bolsistas já contemplados em editais concluídos estão resguardados dos seus direitos;
  • Processo seletivo de professores substitutos está suspenso por tempo indeterminado;
  • Cada chefia de departamento deverá discutir com seus professores a forma de integralização dos conteúdos das disciplinas do período em que as aulas foram suspensas;
  • Pós-graduação: até que a Capes não determine alteração ou emita nota sobre isso, as bancas de pós-graduação deverão ser realizadas, quando possíveis, a distância. Caso não seja possível, o orientador deverá fazer a solicitação de adiamento via SGP-e e o coordenador aprovar ad referendum e realizar a justificativa posteriormente na plataforma Sucupira;
  • Extensão: as atividades extensionistas referentes ao Edital nº 001/2019 do Paex-Proceu e editais a qualquer tempo devem se limitar, até metade de abril, à etapa de planejamento;
  • Cultura: o edital do Campus de Cultura sofrerá acréscimo de um mês na sua vigência;
  • Eventos e esportes: segue suspenso, por tempo indeterminado, o calendário de eventos esportivos organizados pela Udesc. A participação em eventos esportivos externos igualmente está cancelada, por tempo indeterminado. As atividades esportivas e o uso das academias sediadas na Udesc permanecem indefinidamente suspensos.

Fonte: Comunicação Udesc