Com entrevista por videochamadas e grupos de whatsapp professores inovam para ensinar

Laguna tem 2.092 mil alunos recebendo conteúdo para estudar em casa e repor o ano letivo do calendário escolar na rede pública.

 

Na Escola de Ensino Fundamental Agrícola Índio Guimarães e Centro de Educação Infantil Super Amigos, da comunidade do Parobé, no distrito do Ribeirão Pequeno, professores e pais usam a criatividade para encontrar as melhores estratégias para as aulas não presenciais.

 

A turma multisseriada do 4º/5º ano, da professora Kelly Reginada Silva Alfonso, participou de uma vídeochamada com o professor de história convidado Laércio Vitorino. Estudioso das origens do Distrito de Ribeirão Pequeno e morador da região, ele dividiu seus conhecimentos sobre patrimônio material e imaterial, os lugares de sua vivência, marcas de contribuição cultural econômica dos moradores da localidade. 

 

Depois, nas explicações e curiosidade repassadas, os alunos deverão produzir um questionário para entrevistar o professor e tirar dúvidas.

 

Com os pais, os estudantes também participaram de bingo silábico, via grupos de whatsapp.

 

Na turma do infantil, a professora Estér Policarpo, animou a semana com vídeos criativos e estimulantes, para desenvolver nos alunos habilidades com a coordenação fina e grossa.

 

Já com a turma multisseriada 1º/2º ano e 3º ano, da professora Rita de Cássia Teixeira, a proposta foi apresentar de forma criativa e através de vídeo, as quatro estações do ano.

 

Com vídeochamadas pelos aparelhos celulares, vídeoaulas, entrevistas, outros recursos tecnológicos, e até mesmo, com adaptações de material aos alunos sem acesso à internet, os educadores estão procurando aplicar as aulas.

 

A unidade escolar é uma das mais antigas do município, atende 48 crianças até 12 anos. Os estudantes que não tem acesso à internet recebem atividades impressas em casa.

 

Os demais professores estão trabalhando e apresentando suas propostas, seguindo essa linha de estratégias, buscando despertar interesse nos alunos nas aulas não presenciais, e com isso, garantir resultados satisfatórios”, ressalta a diretora Eliane de Oliveira.

 

O desafio é incentivar à família para colaborar e oportunizar ao aluno o alcance das atividades.

 

De acordo com o secretário da Educação, Carlos Felipe Schimidt, no município os dias letivos estão sendo cumpridos. A rede municipal adiantou as férias de julho. Até o momento, o recesso do final do ano não está comprometido.

 

 

Os alunos das 11 unidades escolares e 13 centros de educação infantil estão integrados nas aulas não presenciais.

 

 

 

Mais informações

 

Taís Sutero – jornalista – SC1796

 

Assessoria de imprensa

 

Secretaria Municipal de Educação e Esportes

 

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