Encontro define novas ações para o turismo em época de pandemia
Um encontro ocorreu na última semana para definir as ações do Projeto Destinos Turísticos Inteligentes do Sebrae, entre os municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba. Em período de pandemia, o turismo está sendo um dos segmentos mais afastados.
As cidades estão integradas a partir do Projeto Rota da Baleia Franca.
Segundo o grupo é preciso minimizar a dependência que os pequenos negócios de turismo têm do setor público.
Mesmo assim, a administração pública deve ser um parceiro muito próximo, uma vez que sem uma governança inteligente não é possível ter um destino turístico inteligente, que se baseia governança, tecnologia e desenvolvimento sustentável.
No encontro estavam a consultora do Sebrae Juliana Guizzo; as secretárias de Turismo de Imbituba Carina Genovez; Garopaba, Lisiele de Araújo Pires e de Laguna, Evandro Flora.
Com a presença também dos assessores Thiago Laurindo e Paula da Rocha Vieira.
Segundo o Guia do Sebrae para o Turismo, após a pandemia, com prazo ainda não definido, os primeiros a saírem de suas casas, sairão com seus carros próprios para viagens curtas. Atividade muito comum na região da Amurel, pois as companhias aéreas e outras empresas de transporte ainda serão evitadas.
Essas pessoas vão querer ter total autonomia para ir e vir quando quiser e estarão muito bem dispostas a isso depois de longos meses dentro de casa.
Os especialistas preveem esse primeiro retorno, dentro de um cenário mais otimistas, a partir do segundo semestre.
A reunião foi presencial respeitando todos as recomendações de distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.