A pedido do Governo Municipal, secretário do Estado da saúde visita Hospital de Laguna

Nesta sexta-feira, dia 19, o prefeito Mauro Candemil e a secretária de Saúde Valéria Olivier receberam o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, para tratar sobre as políticas relacionadas a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos. Uma visita as instalações do Hospital foi realizada.

“Enviamos inúmeros ofícios para a Secretaria de Saúde do Estado sobre a habilitação da UTI em Laguna. A nosso convite, o secretário André Motta veio a Laguna conhecer e entender o quanto o hospital pode absorver deste serviço.” explica o prefeito Mauro Candemil.

De acordo com o secretário, Laguna ficou para um segundo momento por não haver estruturas físicas prontas. Entretanto, com o repasse efetuado pela Prefeitura, no valor de R$ 476 mil para finalização da obra, o Hospital terá o apoio do Governo do Estado para a habilitação de leitos de UTI comum.

O prazo previsto de entrega da obra é no próximo mês.

” Vamos trazer recursos para hospitais da região. No quesito UTI Laguna é a preferência. Por ser cidade turística, Laguna acaba recebendo muita gente o ano todo e precisa desse aporte.” afirma André

Entre as principais dificuldades de se manter uma UTI estão as questões técnicas (exames, profissionais, equipamentos) e o custeio. A média para manter uma UTI funcionando corretamente é em torno de R$ 400 mil mensais. Os recursos federais repassados são em torno de R$800,00 por leito/dia + recurso da política hospitalar, o que equivale a 65% do custo total de uma UTI.

A direção do Hospital de Laguna, juntamente com a Secretaria de Saúde, estão estudando diversas formas, programas e emendas para completar a subvenção necessária.

A secretária Valéria Olivier enfatizou a importância da UTI, pois abrirá caminhos para contratação de outras especialidades e o Hospital também agregará mais exames de média e alta complexidade.