Defesa Civil alerta: Chuva e vento forte nesta terça (30) e quarta-feira (1)

A passagem de um ciclone extratropical pela região Sul de Santa Catarina nesta terça (30) e quarta-feira (1) deixa Defesa Civil do Estado de Santa Catarina em alerta. A previsão indica chances de vento forte a partir da madrugada desta terça-feira, além do declínio da temperatura até o próximo sábado (4).

 

O avanço do sistema de baixa pressão podem fazer a temperaturas cair, a mínima deve ocorrer a tarde na região, chegando a 10ºC.

 

A preocupação, contudo, é quanto aos ventos fortes. Entre esta terça e quarta-feira, pode haver rajadas persistentes de vento com forte intensidade de 60 a 80 km/h, podendo superar 100km/h, em alguns municípios.

 

No litoral catarinense, principalmente de Passo de Torres a Florianópolis, o mar estará muito agitado a grosso, com ondulação de sul de 2 a 3 metros em média e picos de 4 a 4,5 metros, com risco de ressaca. Essa condição é desfavorável à navegação de pequenas e médias embarcações.

 

Em caso de necessidade a população pode acionar o serviço através do telefone 199 ou 996601317

 

Recomendações da Defesa Civil

 

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.