Melhorias para o campo do LEC

Na tarde desta sexta-feira, dia 3, no gabinete do prefeito Mauro Candemil, foi oficializado o repasse de R$ 238.750,00 destinado para a primeira etapa de reforma Estádio João Wendhausen, o popular Campo do Lec, na Vila Vitória.

Os recursos são provenientes do Ministério da Cidadania, viabilizados por meio de emenda parlamentar do senador Dário Berger.

O prefeito Mauro Candemil adiantou que o Governo Municipal terá uma contrapartida de R$ 47.550,00.

A intenção é iniciar as melhorias no Estádio, como banheiros e vestiários, para o retorno do futebol amador naquele espaço. Um projeto deverá ser elaborado.

Para a segunda etapa de finalização de melhorias de todo o estádio, o Governo Municipal já protocolou na Caixa Econômica Federal solicitação de recursos de R$ 7 milhões para infraestrutura em várias ações e serviços em todo o município, incluindo o campo do Lec.

Estiveram reunidos os representantes da superintendência da Caixa Econômica Federal; secretário de Educação, Felipe Schimidt; Deise Cardoso, do Comitê Municipal e a secretária de Planejamento, Morgana de Souza.

O responsável pelo Departamento de Esportes do Município Tadeu César Henrique deverá ser uns dos organizadores das atividades esportivas no Estádio.

Saiba mais

Com a construção iniciada em 1980, o módulo esportivo denominado João Batista Wendhausen Moraes foi concebido para abrigar diversas práticas desportivas, mas foi o futebol que o tornou conhecido. Criado em 1981, com estreia em 1982, o time do Laguna Esporte Clube (LEC) foi o responsável por movimentar o estádio, mantido pela prefeitura.

Apesar de receber alguns jogos do LEC, amistosos e amadores (inclusive um deles, com o ex-goleiro Manga, do Botafogo, jogando pelo time lagunense), o estádio foi inaugurado oficialmente em 29 de janeiro de 1983. A partida de estreia oficial foi no mesmo dia, com o Laguna enfrentando o Figueirense, da Capital, em jogo empatado sem gols.

O estádio sofreu abandono ainda na década de 1980, quando também servia como palco para shows, alguns deles nacionais. Em 2004, o local passou por revitalização e algumas obras posteriores, mas desde o começo da década não era mais usado profissionalmente.

Em 2019, equipes da Fundação Irmã Vera realizaram limpeza e manutenção da conservação do gramado.

O nome do campo é uma homenagem ao primeiro presidente do time do Laguna.