Laguna terá um aniversário de 344 anos diferente

Pela internet, os lagunenses poderão assistir minidocumentários, vídeo-performance e lives musicais e festejar o aniversário de 344 anos da cidade. A Fundação Lagunense de Cultura e Secretaria de Turismo elaboraram a programação do Curta Laguna em Casa.

A intenção é incentivar as pessoas ficarem em casa neste período de pandemia.

Entre os dias 27 a 31 de julho, as apresentações acontecem no canal da Fundação Lagunense de Cultura, às 20h, no

Também no instagram @prefeituralaguna @lagunacultura e facebook da prefeitura e da Fundação Lagunense de Cultura.

As apresentações são das propostas artísticas selecionadas no Edital Casa de Anita de Artes Digitais.

Programação:

Segunda 27/07

* Mini Documentário “Da Música à Poesia”(Pela lentes de Arnaldo Russo o ´musico e compositor Raul Silter, fala do seu espaço afetivo de memórias e de como seu cotidiano inspira a necessidade de comunicação: se expressar para alivar suas amarras e conseguir sentir a transcendência como humano)

* Mini Documentário “A pesca com botos através das lentes de Ronaldo Amboni” (Karacol Filmes apresenta a paixão do fotógrafo lagunense Ronaldo Amboni em retratar a pesca artesanal com botos)

Terça 28/07

* Vídeo-performance “Habitar-se” (O cotidiano de sobreposições de mulheres-mães-trabalhadoras durante a pandemia, com seus desejos e limitações, na busca de tempo para si. Apresentada por Juliana Regazoli)

* Mini Documentário “Trajetória em passos” (a dança, o ritmo e a trajetória do bailarinodo Studio Voga Dejair Borges , produzido pela Karacol Filmes)

Quarta 29/07

* Salva de 21 tiros de canhão em comemoração aos 344 anos de Laguna

* Mini documentário “As mãos das guerreiras” (karacol Filmes apresenta o trabalho de confecção da boneca de Anita Garibaldi pelas artesãs Maria Adelaide de Amaral Martins e Júlia Guedes, com enfoque na sua luta cotidiana para sobreviver nesse ramo)

* LiveMusical “Casa de Anita in Rock” (A Banda Alex & Brothers e convidados apresenta diferentes composições clássicas do Rock and Roll e MPB diretamente do jardim da Casa de Anita. Serão intercaladas as apresentações musicais com visita ao vivo no espaço, mostrando o acervo e a história da heroína)

Quinta 30/07

* Mini documentário “O melhor está por vir: detrás da cena” (com roteiro de Eder Da Silva Roque a Karacol filmes apresenta os bastidores do espetáculo O melhor está por vir, apresentado pela Cia. Laguenense de Dança em 2019)

Sexta 31/07

* Documentário “Os teatros de Laguna e suas histórias de amor” (documentário de Ale Costa Oliveira que conta a trajetória dos grupos de teatro lagunenses “GEMT” e “Terra”)

* Mini documentário “O Lin e a Queen”(Karacol Filmes mostra a transformação do artista Elison Linchiesten na Drag Queem Dj Emmy Minogue)

*Mini Documentário “Entre a Diáspora e a Pólvora” (Produzido por Arnaldo Russo e curta metragem relata um pouco do processo de composição e do cotidiano de Preto Lauffer em busca da expressão de suas palavras e ideias. De forma breve, o poeta reflete um pouco sobre o tempo que vivemos e da sensação de se ver sufocado em meio aos espaços que circula, mesmo esperando uma reconstrução social.)