Saúde adquiriu 4.500 testes rápidos para Coronavírus

A Secretaria de Saúde adquiriu mais dois mil testes rápidos nesta semana, totalizando um total de 4.500 testes nos últimos dois meses, para detectar o novo Coronavírus na população alvo destes exames.

 

De acordo com a Secretária de Saúde, Valéria Olivier, o público-alvo são profissionais de saúde, idosos e funcionários do asilo, pessoas com sintomas respiratórios, familiares que tenham contato com paciente positivo, Policia Militar e Corpo de Bombeiros.

 

A Vigilância Epidemiológica do Município informou que já foram aplicados 610 testes rápidos.

 

Os testes para detectar o novo coronavírus em Laguna estão sendo realizados nos Centro de Triagem Covid-19, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, na sede da unidade de saúde do bairro Esperança.

 

Além dos testes rápidos, são realizados os testes RT-PCR, que são encaminhados ao Laboratório Central de Santa Catarina – Lacen.

 

Também são feitos esses exames no Hospital Senhor Bom Jesus dos Passo, mas somente para pacientes internados.

 

Como são realizados os exames para detecção de COVID-19?

 

Os exames são realizados a partir da coleta de uma amostra do paciente, podendo ser de secreções nasais, aspirados de secreções ou sangue. O tempo necessário para a liberação do resultado depende do tipo de metodologia bioquímica utilizada.

 

Testes rápidos (IgM/IgG) geralmente utilizam sangue, soro ou plasma, e detectam anticorpos. Em Laguna, desde os primeiros testes rápidos realizados, é utilizada essa metodologia com soro. Para isso o sangue coletado passa por um processamento de centrifugação. “Apesar de ser mais dispendioso em relação a custo, tempo e mão de obra, isso garante resultado com melhor qualidade e precisão”, afirma o coordenador de ações em combate ao novo Coronavírus da Vigilância Epidemiológica de Laguna.

 

Nos testes RT-PCR geralmente utilizam-se secreções respiratórias, coletadas na nasofaringe. Essa metodologia identifica material genético do vírus, portanto indica infecção ativa da doença. Para isso são coletadas secreções através de um swab, que é uma espécie de “cotonete”, introduzido através das narinas. Posteriormente são encaminhados para o Laboratório Central – LACEN/SC para análise.

 

Centro de Triagem COVID-19:

Endereço: Rua Victor Meirelles, bairro Esperança.

Como chegar: pela Avenida Calistrato Muller Sales, entrar na via ao lado da Confecção Lennis, seguir até a terceira rua à direita.