Procon de Laguna orienta consumidores para comprar com segurança durante a Black Friday
Para orientar os consumidores e evitar transtornos, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Laguna elaborou dicas para que os munícipes aproveitem a Black Friday com segurança.
- Listar o produto que você precise ou deseja adquirir e começar a fazer pesquisas prévias, para saber o valor cobrado atualmente, tanto em lojas físicas quanto em sites. Assim, será possível estipular um limite máximo no qual a compra ainda será vantajosa na Black Friday;
- Nas compras sites, verificar se a loja tem CNPJ, se o endereço informado está correto. Erros de grafia podem indicar que a página está adulterada;
- Evitar navegar por ofertas recebidas por aplicativos como Whatsapp ou ficar alerta, porque podem ser tentativas de golpe;
- Conferir a política de troca: no caso das compras pela INTERNET, o Código do Consumidor garante o direito do arrependimento: Até sete dias depois é possível cancelar a compra, devolver produto ou pedir dinheiro de volta se o item não estiver conforme anunciado;
- Sempre pedir nota fiscal. Se houver problemas, é a nota que dá direito de ir até o PROCON registrar uma reclamação;
- Procure no site informações básicas sobre o fornecedor: nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações que possibilitem o seu contato e localização;
- Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra. Dê preferência, utilize como meio de pagamento o cartão de crédito, pois caso haja algum problema é mais fácil de fazer o estorno.
- Ao fazer a compra online, é importante salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido.
- Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista. Se vendidos a prazo, devem ser mostrados o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas
- Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.
- Exija sempre a Nota Fiscal – em caso de reclamação ela será necessária.
- Não se esqueça de exigir o Termo de Garantia e Manuel de instruções.
- Verifique se a embalagem não está violada.
- Faça constar do contrato ou documento de compra as características do produto comprado ou requisitos do serviço contratado, bem como as todas as demais condições combinadas.
Em caso de reclamações ou dúvidas, procure o PROCON através do Whatsapp: 48 646-0833 e 48 3644-0539.