Laguna mais iluminada! Empresa estatal inicia testes de iluminação cênica da Ponte Anita Garibaldi

Desligada desde junho do ano passado, a Ponte voltou a ser iluminada nesta semana.

 

Para a alegria dos moradores e para o fomento do turismo na região, a Ponte Anita Garibaldi, um dos principais cartões postais de Laguna, voltou a brilhar nesta terça-feira (12), após início do período de testes de iluminação cênica da Ponte. 

 

O trabalho está sendo realizado pela empresa CCR ViaCosteira, concessionária de rodovias responsável pelo trecho da BR-101 Sul, que liga as cidades de Palhoça até Passo de Torres. Os testes para a volta da iluminação cênica da Ponte, tão aguardada pela população local, está sendo preparado por doze equipes da empresa que garantem a manutenção da Ponte Anita Garibaldi. De acordo com a CCR, até o momento, quase cinco mil lâmpadas convencionais já foram trocadas pelo modelo de LED, e a estimativa é que quase 6 mil luminárias sejam substituídas até o final das revitalizações.

 

A Ponte Anita Garibaldi estava com as luzes desligadas desde junho do ano passado devido a um desacordo sobre quem arcaria com os custos da energia elétrica, mas que agora passa a ser responsabilidade da empresa CCR ViaCosteira. Para o governo municipal, a retomada da iluminação cênica da Ponte era um pedido antigo da população lagunense. “Colocamos fim ao problema que vinha se arrastando de longa data”, afirma o prefeito Samir Ahmad. Assim que os testes e as manutenções forem concluídos, a iluminação cênica será restabelecida em definitivo.  

 

A concessionária CCR ViaCosteira, também se responsabiliza por outras melhorias de revitalização da Ponte, como a instalação de um novo sistema de monitoramento para detecção automática de incidentes através de câmeras ligadas 24 horas por dia, que estarão em comunicação com o CCO (Centro de Controle de Operações) para agilizar equipes de socorro mais próximas do local, em caso de qualquer ocorrência. 

 

A Ponte Anita Garibaldi foi inaugurada em 2015, com 2,8 mil metros de extensão e foi erguida sobre as lagoas de Imaruí e Santo Antônio, entre os km 313,1 e 315,9 da BR-101. A Ponte foi batizada em homenagem à lagunense Anita Garibaldi, heroína que lutou pela república no Brasil e pela unificação da Itália.