Município recebe programa ambiental ‘Trato por Laguna’

Projeto foi inaugurado nesta semana com presença de representantes da CASAN, FLAMA, Vigilância Sanitária, prefeito Samir Ahmad e vice-prefeito Rogério Medeiros. 

 

Visando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e a saúde do município, a CASAN, Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, inaugurou oficialmente nesta terça-feira, 20, o programa ‘Trato por Laguna’. Projeto ambiental objetiva vistoriar, fiscalizar e incentivar o diálogo ambiental com a população para adequar as ligações hidrossanitárias e evitar conexões de esgoto em canais de drenagem. 

 

De acordo com a CASAN, quatro equipes de técnicos, lideradas por um engenheiro responsável, já estão liberadas para começar a percorrer o município e efetuar pelo menos 5.400 vistorias. Será realizada fiscalização das ligações de esgoto para eliminar ou reduzir os lançamentos inadequados em rios, córregos e galerias de águas pluviais, em diversos imóveis. 

 

Os técnicos também avaliarão pontos de coleta das águas pluviais, como ralos, calhas (externas e embutidas) e outras caixas e tubulações de drenagem do terreno e piscinas, que não podem estar conectados à rede pública de esgotamento.

 

Além das vistorias na rede de esgoto, o programa ‘Trato de Laguna’, também visa educar e conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental. Conforme o projeto, serão promovidas ações com moradores e turistas na região sobre o assunto, juntamente com o apoio da Vigilância Sanitária e da Fundação Ambiental Flama.