Conselho Municipal de Educação se reúne para planejar retomada das aulas

Representantes do Conselho Municipal de Educação (Comed) realizaram nesta sexta-feira (29) uma reunião virtual para planejamento de ações relacionadas à retomada das aulas na rede municipal de ensino.

O tema principal do encontro foi relacionado à regulamentação da hora-atividade dos professores da rede municipal, conforme a legislação federal (nº11738).

Este ano, devido à pandemia, o cumprimento presencial da hora-atividade deverá ser reduzido. “No nosso Plano de Contingência expomos a necessidade dessa redução pelo atual contexto da pandemia”, explicou a Secretária de Educação, Juliana Fagundes.

A hora-atividade é um período da carga horária dos professores dedicado a atividades fora da sala de aula, que incluem planejamento, estudo e discussões voltadas para a constante melhoria da prática pedagógica.

“Teremos pelo menos uma semana por mês com ações de capacitação e formação continuada”, explica a secretária.

Na segunda-feira, 1º de fevereiro, tomam posse os diretores das 22 escolas de educação básica e centros de educação infantil. Na quarta-feira, 3, os diretores se reunirão para organizar o calendário escolar 2021.

“Os professores devem retornar para as escolas no dia 8 de fevereiro, com previsão da retomada das aulas no dia 18 de fevereiro, ainda de forma não presencial para planejamento com pais e alunos e no dia 22, de forma já presencial”, completou Fagundes.

De acordo com a lei estadual (Nº 18.032, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2020) as atividades educacionais nas unidades das redes pública e privada de ensino, passaram a ser consideradas atividades essenciais em Santa Catarina, ainda que em situação de emergência ou calamidade pública, durante a pandemia de COVID-19. Porém, é direito dos pais e responsáveis de optarem pela modalidade à distância, se disponível.

Segundo a secretária, durante o ano letivo de 2021, serão disponibilizadas aulas remotas e presenciais, com direito de escolha feita pelos pais e/ou responsáveis em toda a rede de ensino de Laguna, assim como de todo o estado de Santa Catarina.

O município já tem seu Plano de Contingência Municipal homologado.

Dados do município:

A Secretaria Municipal de Educação faz a gestão de 22 unidades educacionais, que atendem 2.092 alunos. Ao todo são 40 escolas da rede municipal, estadual e privada.