Entenda como serão as aulas semi presenciais nas escolas e creches municipais

Faltando poucos dias para a retomada das aulas presenciais na rede de ensino municipal, a Secretaria de Educação e Esportes organizou estratégias de adaptação para o ensino híbrido, em que mescla aulas presenciais e não presenciais nas escolas.

Nos dias 18 e 19 de fevereiro, acontecerá ainda de forma virtual, a capacitação dos pais e alunos referente ao Plano de Contingência Municipal, quando serão apresentadas todas as normas e recomendações para retomada das aulas durante a pandemia da Covid-19.

No dia 22, já de forma presencial, os alunos retornam às escolas e centros de educação infantil. Os pais e/ou responsáveis poderão optar pela forma de ensino das crianças, pois também será oferecida a opção 100% não presencial. A escolha será realizada por meio de um termo de compromisso que será enviado aos pais.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Juliana Fagundes de Carvalho Luz, o município deverá seguir um único calendário. “Estamos muito atentos à necessidade de organizar da forma mais planejada e segura possível o cronograma de retomada das aulas. A responsabilidade é de todos nós e precisamos ser cautelosos, eficientes e deixar todos preparados para esse momento”, salientou a secretária da pasta.

Como será o ensino híbrido?

A rede municipal oferecerá a opção semi presencial (parte em sala de aula e parte virtual) e também 100% não presencial. A escolha será dos pais e/ou responsáveis.

“Essa alternância é uma proposta inicial, mas poderá ser flexibilizada conforme cada realidade escolar”, explica a secretária da pasta.

Para o modelo semi presencial, será oferecida a seguinte opção:

Maternal/Creche (0 a 3 anos): não terá a opção do integral. As turmas serão divididas parte no período matutino e parte no vespertino. Com intervalo entre a troca das duas turmas para higienização dos espaços.

Pré-escola: divisão das turmas em dois grupos cada uma, com alternância a cada semana (uma semana presencial e outra não presencial para cada grupo). Para as escolas do interior do município, que possuem turmas mistas de quatro horas também será adotado esse formato.

Fundamental (1º ao 9º ano): a organização dos horários e alternâncias serão definidas conforme o planejamento dos professores destas unidades escolares. Cada realidade demandará uma alternância específica.

Tudo será feito seguindo as orientações das oito diretrizes sanitárias elaboradas pelo Governo do Estado, nas seguintes áreas: diretrizes de pessoas, pedagógica, de transporte escolar, sanitária, de alimentação escolar, comunicação e informação, finanças, treinamento e capacitação.