Licitação para o reparo do telhado do Memorial Tordesilhas

O Governo Municipal nesta quinta-feira, dia 18, realizará a licitação para o reparo do telhado do prédio do Memorial Tordesilhas, na avenida Colombo Machado Salles, no centro histórico.

Avaliada em R$ 30.519,29, o reparo é devido a corrosão das peças metálicas e da ação dos fortes ventos.

Em 2019, a Defesa Civil do município interditou o prédio. No ano de 2018, as atividades no edifício histórico foram paralisadas.

A presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Vanere de Almeida, pretende utilizar o local como sede do departamento cultural. Atualmente, a Fundação está utilizando, temporiamente, o prédio do Arquivo Público. Os documentos históricos que estão em finalização do restauro devem retornar ao seu local de origem no centro histórico até o final deste ano.

Saiba mais:

Em 2010, o prédio do Memorial Tordesilhas foi revitalizado com recursos do BNDES, o propósito era transformar o local num museu.

No ano de 2014, o Governo municipal inicia o processo de contratação de empresa para a elaboração do projeto museológico e museográfico do Memorial Tordesilhas e Museu Histórico.

Em 2015, ocorre mandado de busca e apreensão devido a irregularidades na comprovação financeira dos projetos museográfico e museológico do Memorial Tordesilhas.

O projeto que havia sido apresentado pela empresa que venceu a licitação chegou a ser refeito, pelos técnicos da Prefeitura. Projeto este que foi acatado pela equipe técnica do BNDES.

Em 2018, o Governo tenta manter o contrato com o BNDES para o Memorial Tordesilhas, localizado no centro histórico, assim como, do Mercado Público. Devido a irregularidades, o pedido não é aceito. Laguna precisou devolver os recursos.

2018 – o prédio é interditado

Ano de 2019, equipes do Governo iniciam o reparo nos projetos

2020 – final de 2020 uma licitação é realizada para reparo do telhado. Nenhuma empresa teve interesse

2021 – atual governo irá realizar uma segunda licitação.  Projetos como elétrico e passarelas estão sendo discutidos.

Um pouco de história

Construída em 1904 e localizada próxima ao marco de Tordesilhas, no centro histórico, a antiga usina de energia é uma edificação típica da arquitetura de uso industrial do início do século XX. Com janelas amplas que colaboravam para a ventilação da usina, o prédio que hoje abriga o Memorial Tordesilhas apresenta elementos formais característicos do romantismo, como os torreões com mãos-francesas que sustentam os beirais ao redor do telhado. Fica nas margens da lagoa Santo Antônio dos Anjos.

A ideia do espaço é transformar em museu, tem como objetivo homenagear as grandes navegações, a geo mundial e os antigos tratados.