Projeto da Udesc Laguna lança áudios que descrevem cidade de forma inclusiva
Três novos áudios do projeto de extensão A Cidade Falada, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, foram lançados no Spotify. Ao todo, o projeto já produziu 17 áudios que oferecem descrições sobre as cidades e reflexões sobre a vida urbana.
O primeiro dos novos áudios descreve a cidade de Laguna, suas principais características físicas e geográficas, praias, bairros e edifícios.
O segundo áudio apresenta uma breve retrospectiva histórica de Laguna, desde seus primeiros habitantes até os dias atuais.
E o terceiro áudio aborda fatos históricos testemunhados pela Lagoa Santo Antônio dos Anjos, ocorridos na área Central de Laguna desde sua formação.
As gravações foram realizadas pelo locutor da Rádio Udesc FM, Salvador dos Santos.
Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto, professora Carolina Stolf Silveira, que atua no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, os conteúdos foram revisados pelo pedagogo José Carlos Rodrigues “especialmente no que tange às questões de acessibilidade às pessoas com deficiência visual.”
Sobre o projeto
O projeto A Cidade Falada propõe realizar descrições e oferecer informações detalhadas acerca dos espaços públicos, sejam eles de caráter arquitetônico, paisagístico ou urbanístico, envolvendo a configuração urbana, fachadas históricas, paisagens naturais ou construídas.
Uma vertente do projeto, chamada “Vozes Urbanas”, recebe narrativas de arquitetos urbanistas, psicólogos, geógrafos, sociólogos e outros profissionais que pensam as cidades, o espaço urbano e suas relações de uso e vivência por seus habitantes, fomentando reflexões aos ouvintes.
Confira no Spotify A Forma das Cidades e Os Rumos de Joinville, dentre outras 12 narrativas.
Carolina explica que a ideia é que todo o conteúdo seja acessível a todos. “Assim, os textos gerados são narrados por voz, principalmente para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual e possibilitar que o ouvinte possa desfrutar das informações por áudio enquanto contempla o objeto descrito, assim como de pessoas surdas, por meio da interpretação em Libras nos vídeos do YouTube.”
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail acidadefalada@gmail.com e pelas redes sociais do projeto A Cidade Falada no Facebook e no Instagram.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc