Ano letivo com aulas semipresenciais iniciam nesta segunda-feira nas 21 unidades escolares
O som das crianças, professores no quadro e pais deixando os filhos no portão com máscaras, medição de temperatura e cuidado redobrado. Foi assim o início da volta às aulas na rede pública de Laguna, neste segunda-feira, depois de onze meses de paralisação devido à pandemia.
“Hoje um número bem pequeno compareceu”, declarou a secretária de Educação, Juliana Fagundes. Ao todo são 1.900 mil alunos divididos em 21 escolas e centros de educação infantil.
Com as escolas abertas, os pais aos poucos devem procurar as unidades tirar dúvidas. Outros terão a opção do estudo remoto para os filhos.
As regras de convívio para prevenção da Covid-19 foram estabelecidas com as diretrizes sanitárias elaboradas pelo Governo do Estado.
A gestora do Centro de Educação Infantil Padre Augustinho, Márcia Adriana Feltrin, explica que “os pequenos estão em período de adaptação, assim podemos dar mais atenção a estas crianças assim conseguem ter um retorno tranquilo”. Cinquenta crianças compareceram.
Já o pessoal do pré-escolar nem dormiu a noite de tão ansiosos. “Eles contaram que não viam a hora de chegar na escola”.
Como será o ensino ?
A rede municipal oferecerá a opção semipresencial (parte em sala de aula e parte virtual) e também 100% não presencial. A escolha será dos pais e/ou responsáveis.
“Essa alternância é uma proposta inicial, mas poderá ser flexibilizada conforme cada realidade escolar”, explica a secretária da pasta.
Para o modelo semipresencial, será oferecida a seguinte opção:
Maternal/Creche (0 a 3 anos): não terá a opção do integral. As turmas serão divididas parte no período matutino e parte no vespertino. Com intervalo entre a troca das duas turmas para higienização dos espaços.
Pré-escola: divisão das turmas em dois grupos cada uma, com alternância a cada semana (uma semana presencial e outra não presencial para cada grupo). Para as escolas do interior do município, que possuem turmas mistas de quatro horas também será adotado esse formato.
Fundamental (1º ao 9º ano): a organização dos horários e alternâncias serão definidas conforme o planejamento dos professores destas unidades escolares. Cada realidade demandará uma alternância específica.