Nova iluminação da ponte marca início da programação do Bicentenário de Anita Garibaldi

O ato vai acontecer na próxima segunda-feira, 8 de março, e será transmitido pela internet através do canal no YouTube do  Instituto CulturAnita (https://youtu.be/-pWGW0AWA6Y). Devido às medidas contra a disseminação da Covid-19, não haverá público presente no local.

 

 

A iniciativa é do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) e a CCR ViaCosteira, concessionária que administra os 220 km do trecho sul da BR-101-SC,

 

 

Será possível acompanhar a transmissão das apresentações musicais das Guardiãs de Anita e do cantor lagunense João Rodrigues Junior (Joãozinho).

 

 

Com duração prevista de uma hora, a apresentação terá apoio do Museu Ferroviário de Tubarão e da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), que cederam uma locomotiva histórica para uso no ato.

 

 

Iluminação ficará acesa

 

 

 

A partir do dia 8 de março, a CCR ViaCosteira vai manter a estrutura estaiada da ponte acesa permanentemente. Os testes da nova iluminação ocorreram entre janeiro e fevereiro.

 

 

 

O novo sistema de iluminação instalado pela concessionária CCR tem 76 projetores, gerenciados por um software que define cores e ritmos das luzes que incidem sobre os 60 estais (cabos que sustentam os 400 metros do vão central da estrutura) e sobre as duas torres de mais de 50 metros de altura onde os cabos estão ancorados.

 

 

 

A iluminação dará visibilidade noturna à estrutura estaiada que, durante o dia, é emoldurada por um dos mais belos trechos do litoral brasileiro. A ponte, inaugurada em 2015, já é um marco da região, admirada tanto por turistas como por moradores locais.

 

 

 

Além da iluminação cênica, 186 postes com lâmpadas de LED foram instalados pela concessionária ao longo dos 2.800 metros da estrutura da ponte, oferecendo mais segurança para quem trafega à noite.

 

 

 

A energia elétrica consumida no trecho, inclusive na iluminação cênica da ponte, será paga pela concessionária. Dos 220 km administrados pela ViaCosteira, 168,6 km terão iluminação.