Não se cale: Campanha digital promove a conscientização entre mulheres vítimas de violência doméstica
A data era 22 de setembro de 2006: ano em que a Lei Maria da Penha (11.340/06) entrou em vigor e tornou mais rigorosa a punição para agressores contra mulheres, no que diz respeito, a prática de violência doméstica e familiar. No ranking mundial, o Brasil, está em 5º lugar, em uma pesquisa com 83 países onde mais ocorrem feminicídios, conforme dados da Organização Mundial da Saúde, a OMS.
Na cidade de Laguna, a Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o Creas e parceiros, realizam a campanha “Não se cale: isolamento sim, violência não”. A iniciativa propõe uma série de ações nas redes sociais, com o objetivo de promover o engajamento social do conceito da campanha, que é o combate à violência contra a mulher.
Nas redes sociais da Prefeitura de Laguna, banners digitais de incentivo às mulheres do município estão sendo divulgados diariamente. Só em 2020, foram registradas 160 medidas protetivas e cerca de 1.000 boletins de ocorrência na cidade Juliana. Pensando no agravante de casos de violência contra à mulher, em meio à pandemia da Covid-19, o município engaja a campanha através das mídias sociais: “Está sendo verificado em todo o mundo este aumento da violência contra mulher, devido as ações de isolamento social para prevenção da Covid-19. Uma ação como esta é de suma importância para a conscientização das mulheres vítimas, bem como de toda sociedade, para não se calarem frente esta violência e mostrar que há uma rede que pode dar um suporte e apoio”, explica Guilherme Medeiros Martins, coordenador do Creas.
Durante a semana anterior as comemorações do Dia Internacional da Mulher (próximo dia 8 de março), influenciadoras da cidade de Laguna divulgam a campanha para as seguidoras em uma plataforma digital. De acordo com o Secretário de Assistência Social, Enivaldo Torres, a utilização das redes sociais estão sendo cruciais para a intensificação da iniciativa: “Num momento tão importante em que estamos vivendo, dias difíceis para toda a humanidade, chegar às pessoas requer a utilização das mais diversas ferramentas e meios. As redes sociais se tornaram um grande elo de ligação entre as pessoas. A campanha promover um link para a conscientização e mobilização das mulheres, na luta contra a violência. A homenagem às mulheres, é sempre festiva e não pode deixar de ser, mas com o aumento dos casos de violência doméstica e feminicídio durante o período de pandemia, ao invés de ações festivas, optamos por uma ação de conscientização”, relata, Torres.
A distribuição dos kits, que estava programada para a próxima segunda-feira (08), no Dia Internacional da Mulher, em modo drive thru nas proximidades do Mercado Público de Laguna, precisou ser suspensa devido ao aumento no número de casos da Covid-19 município. A campanha segue de forma virtual em todas as plataformas digitais da Prefeitura Municipal de Laguna. “Quanto aos kits, estão guardados e serão distribuídos assim que a situação de saúde permita a retomada da ação presencial. Esperamos que seja muito em breve”, afirma o Secretário de Assistência Social.
Para denunciar:
– Central de atendimento: 180
– Polícia Civil: 181
– Polícia Militar: 190
– Bombeiros: 193
– Delegacia de Polícia Civil: (48) 3644-0089 / 3644-0105 / 3644-0463
Jornalista: Manu Veiga – MTB: 0006269/SC
Gerência de Comunicação
Fone: (48) 3644-0334 (Ramal 21) (48)3644-1655
E-mail: comunicacao@laguna.sc.gov.br
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