Retorno da iluminação cênica na ponte de Laguna marca início das comemorações do bicentenário de Anita Garibaldi
No Dia Internacional da Mulher, o governador Carlos Moisés participou de uma homenagem à heroína Anita Garibaldi. O espetáculo “Luzes para Anita em seu Bicentenário” marcou o retorno da iluminação cênica na ponte que leva o nome da catarinense no trecho sul da BR-101, em Laguna. A cerimônia, organizada pela concessionária responsável pela rodovia e pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), deu o pontapé inicial das comemorações dos 200 anos de nascimento da lagunense.
No momento do seu discurso, o prefeito Samir Ahmad descreveu o momento crítico da pandemia. “Estamos vivendo um momento difícil em nossa cidade. São 50 casos confirmados de covid neste dia. A cidade clama por soluções. Estamos trabalhando incessantemente com os órgãos sanitários para maior fiscalização. Espero que as luzes acessas resgatam um momento de fé na nossa gente, um aumento de estima do lagunense”, descreveu.
Carlos Moisés destacou que a concessionária CCR Via Costeira passará a manter a iluminação cênica em caráter permanente. Após a inauguração da estrutura, em 2015, houve uma série de problemas para a manutenção do serviço.
O chefe do Executivo estadual também destacou o simbolismo de realizar esse ato no Dia Internacional da Mulher. Segundo o governador, Anita Garibaldi é um ícone de Santa Catarina, do Brasil e também do continente europeu.
“Hoje é um dia importante para comemorar o bicentenário de Anita e, ao mesmo tempo, o retorno da iluminação cênica. É a resolução de um problema histórico. Trata-se de um exemplo prático das concessões e parcerias público-privadas melhorando a vida dos cidadãos”, disse o governador.
A vice-governadora Daniela Reinehr também fez um discurso homenageando Anita Garibaldi, como um exemplo da garra e obstinação da mulher catarinense: “Hoje é um momento muito especial para nós, mulheres. Sinto-me honrada em representá-las nessa noite. É tempo de pensamos em todas as nossas mulheres, desde as anônimas às célebres, mas todas muito aguerridas, assim como o nosso povo catarinense, que faz o diferencial do nosso Estado”.
A solenidade, que não teve presença de público e respeitou os protocolos sanitários contra a Covid-19, também teve a presença da presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Ana Lúcia Coutinho, do deputado federal Coronel Armando, do prefeito de Laguna, Samir Hamad, entre outras autoridades locais.
FCC e Anita Garibaldi
Também nesta segunda-feira, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) lançou um catálogo da Biblioteca Pública de Santa Catarina que reúne diversas matérias e artigos sobre a “heroína de dois mundos”, publicados em jornais digitalizados pela Hemeroteca Digital Catarinense. Também há materiais do acervo digital da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Para fazer o download do catálogo, basta clicar neste link.
A Comissão Estadual
Criada para organizar as comemorações do bicentenário, a Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense.
O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas, entre as quais, o Instituto CulturAnita, de Laguna. Na Itália, os parceiros são o Museu e Biblioteca Renzi, o Instituto Garibaldi Da Vinci e a Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação – SECom