Quem teve Covid pode ser vacinado depois de quanto tempo ?

O início da campanha de vacinação contra a Covid-19 levou esperança a milhões de brasileiros que esperam pelo momento em que poderão retomar uma rotina mais próxima à qual estavam habituados até o início da pandemia.

 

Em Laguna em 11 de março, 1.484 mil pessoas receberam vacina, entre trabalhadores de saúde e idosos. A faixa etária de 90 anos está imunizada, já receberam a segunda dose.

 

Dos 80 aos 75 anos, a vacinação está na primeira dose.

 

A expectativa é  avançar na imunização entre outros grupos com a chegada de mais lotes de vacina. De acordo com o Plano Estadual de Vacinação, a segunda fase da vacinação será com pessoas de 60 a 74 anos; terceira com comorbidade e quarta para professores e profissionais da força de segurança. 

 

Segundo a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Mari Rodrigues, nos casos de pessoas que já tiveram covid. “orienta-se que a vacina seja feita após 30 dias do diagnóstico da doença”.

 

Mesmo que vacinado, o uso da máscara, manter o distanciamento de 2 metros em todos os lugares e não promover qualquer tipo de aglomeração são necessários. 

 

Tire dúvida 

 

É possível tomar duas doses de vacinas diferentes?

 

Não. Cada pessoa deve tomar duas doses da mesma vacina. Isso ocorre para maximizar os efeitos do plano de imunização. Vale lembrar que as vacinas serão aplicadas conforme disponibilidade das doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde. É muito importante manter o esquema vacinal de acordo com o preconizado pelo fornecedor do insumo.

 

 

Quanto tempo demora para as vacinas fazerem efeito?

 

O sistema imune demora, em média, 14 dias após a aplicação da vacina para produzir anticorpos, mas depende de cada esquema vacinal. No caso da Coronavac, o esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de 2 a 4 semanas entre as duas doses. Assim, a proteção conferida pela vacina ocorre em média 14 dias após a segunda dose.

 

 

Se já tive Covid-19, devo me vacinar também?

Sim. Atualmente indica-se realizar a vacinação contra Sars-CoV-2 mesmo em quem já teve diagnóstico prévio de Covid-19. No entanto, orienta-se que essa vacina seja feita após 30 dias do diagnóstico da doença.

 

 

Quais os efeitos colaterais da vacina?

 

Até o momento, não há comprovação de nenhum efeito colateral grave por conta da vacinação contra a Covid-19. É possível haver um pouco de dor, inchaço ou vermelhidão no local da aplicação. Fadiga, febre, dor de cabeça e dores nos membros também não são incomuns nos primeiros três dias após a vacinação. Estas reações normais são geralmente suaves e diminuem após alguns dias.

 

 

A vacinação é obrigatória?

 

Embora não seja obrigatória, a vacinação contra a Covid-19 é a principal ferramenta disponível no momento para prevenir a ocorrência de casos graves, hospitalizações e óbitos por Covid-19 na população em geral, devendo ser considerada também sua capacidade de reduzir a transmissão do vírus a partir do momento que se alcance altas coberturas vacinais na população alvo. Por isso, é fundamental que os indivíduos pertencentes aos grupos prioritários busquem se vacinar, assim que foram convocados.

 

Fonte: www.sc.gov.br