Educação física para movimentar os alunos

A pandemia levou os professores a planejarem um conjunto de ações em meio virtual no período de isolamento social, o objetivo foi o cuidado com a saúde emocional e física do aluno. Neste período, que as escolas estão oferecendo aulas semipresenciais, onde os pais podem escolher levar os filhos para a sala de aula ou não, os professores de educação física estão empenhados em movimentar a criançada. O período de isolamento social contribuiu para o aumento do comportamento sedentário.

 

É o que vem fazendo, o professor Abner Felipe Vargas, da Escola de Educação Básica Nininha Guedes dos Reis, da Barbacena.

 

As brincadeiras e jogos infantis exercem um papel muito além da simples diversão, possibilitam aprendizagens de diversas habilidades e são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual da criança, segundo ele.

 

A rede municipal está atendendo dois mil alunos, de 3 meses a 14 anos, na modalidade semipresenciais. Nos centros de educação, as salas estão sendo ocupadas 50% da sua totalidade.

 

De acordo com a secretária de Educação Juliana Fagundes são aproximadamente 20 a 30% dos estudantes estão indo para a sala de aula. 

 

Os educadores encaminham atividades pelas redes sociais e mensagem pelos celulares, também imprimem exercícios, onde pais ou responsáveis vão até a escola, ou a comunidade escolar entrega para as crianças.

 

A pandemia afetou o emocional de inúmeras crianças e adolescentes. A atividade física é uma ferramenta para restabelecer os laços afetivos no ambiente escolar e pode contribuir para melhorar a qualidade de vida dos alunos no momento do retorno.